Concurso TCE SP: expectativa de novo concurso para 39 vagas

O concurso TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) pode ter 39 para a carreira de agente de fiscalização. Nível superior e R$ 13.9 mil

Fernando Cezar Alves   Publicado em 09/01/2019, às 15h36 - Atualizado em 08/08/2019, às 09h09

Divulgação

O novo concurso TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) pode ser realizado em breve. Acontece, no final de 2018, em seus últimos dias no cargo, o ex-governador do estado de São Paulo, Márcio França, sancionou, em 22 de dezembro, a lei complementar 1.334, oriunda do  projeto de lei complementar 55/2018, do presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), Renato Martins Costa, que cria 65 vagas junto ao quadro de servidores do órgão. Do total de oportunidades, 26 são para cargos comissionados e 39 para preenchimento por meio de realização de concurso público.  

Das 26 vagas para cargos comissionados, uma é para o cargo de assessor técnico-procurador, 15 para assessor técnico de gabinete II, nove para assessor técnico de gabinete I e uma para diretor técnico de divisão.

Já as 39 oportunidades para preenchimento por meio do concurso TCE SP são para o cargo de agente de fiscalização financeira. Neste caso, para concorrer é necessário possuir curso de nível superior nas áreas de ciências jurídicas e sociais, administração de empresas, contabilidade ou economia, podendo ser consideradas outras áreas, quando da publicação do edital, com remuneração inicial de R$ 13.989,28.

A proposta de criação de vagas para o cargo já vem sendo estudada desde 2014, quando o órgão apresentou na Alesp o projeto de lei complementar 20/2014, que tratava da criação de 42 vagas, sendo 35 para os agentes e sete para cargos comissionados. A proposta acabou sendo retirada da Alesp em 25 de maio deste ano, a pedido do próprio TCE/SP que, após novos estudos e alterações na proposta, foi novamente apresentada, por meio do novo projeto de lei complementar

Concurso TCE SP - Remanescentes

O preenchimento das vagas para agentes pode ser feito por meio de realização de novo concurso TCE SP ou convocação de remanescentes de concurso em validade. O último certame para o cargo ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 21 vagas, sendo sete para agente de fiscalização financeira – informática – na área de intraestrutura de TI e segurança de informação e 14 para agente de fiscalização financeira na área de informática na área de  sistemas, gestão de projetos e governança de TI. O prazo de validade do concurso encerraria em 3 de agosto de 2018, mas foi prorrogado até 3 de agosto de 2020. Neste caso, o órgão ainda poderá convocar remanescentes especificamente para as respectivas áreas de atuação. Caso pretenda preencher postos para a carreira, mas em outras áreas, deverá planejar a realização de novo concurso. 

A banca foi a Fundação Vunesp.

Prova anterior TCE SP

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou provas anteriores de TCE, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo processo de seleção, direcionando a preparação para o estilo da banca.

Acompanhe todos os detalhes do concurso TCE SP

Leia também

Concurso PRF: expectativa de novos concursos anuais até 2022
Concurso IBGE: último dia de inscrições para 2.658 vagas
Concurso PF (Polícia Federal): solicitação segue em análise
Concurso Polícia Civil SP (PC SP): TCE SP cobra nova seleção
Concurso IBGE 2019: divulgado gabarito para analista censitário