Para participar do novo concurso TRF 1 2019 (Tribunal Regional Federal) é necessário possuir nível superior há três anos em direito, além de três anos de atividade jurídica. Inicial de R$ 23,9 mil
Fernando Cezar Alves Publicado em 25/03/2019, às 12h22 - Atualizado em 07/07/2019, às 22h28
O edital do novo concurso TRF 1 2019 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), que inclui o Distrito Federal e estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins, autorizou, está previsto para ser divulgado no decorrer do segundo semestre. A seleção será para o cargo de juiz federal substituto. O número de vagas ainda deverá ser confirmado e para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior em direito há três anos, além de três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial é de R$ 23.997,19.
A seleção costuma ser feita por meio de provas objetivas, duas provas escritas, inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral e análise de títulos.
A prova objetiva do concurso TRF 1 2019 é composta de questões sobre as seguintes disciplinas: direito constitucional, direito administrativo, direito penal, direito processual penal, direito civil, direito processual civil, direito previdenciário, direito financeiro e tributário, direito ambiental, direito internacional público e privado, direito empresarial e direito econômico e de proteção ao consumidor.
Das duas provas dissertativas, a primeira consta de uma dissertação e duas questões ou quatro questões. Já na segunda, lavratura de duas sentenças, sendo uma de natureza e outra de natureza penal.
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou diversas provas de Juiz Substituto, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. Avalie se a organizadora será a mesma para o novo concurso TRF 1.