Mais de 620 mil candidatos farão a avaliação do concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para recenseador e agente censitário no domingo (10)
Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br Publicado em 08/04/2022, às 10h17 - Atualizado às 10h27
Será aplicada neste domingo (10) a prova do concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para recenseador e agente censitário.
Destinado a preencher 206.891 vagas para realização do Censo Demográfico 2022, o processo seletivo registrou 621.228 inscritos de todos os estados do país.
Os concorrentes a recenseador farão a avaliação no período da manhã. Já para os candidatos a agente censitário, o exame ocorrerá durante a tarde.
+ Veja a lista de concursos abertos no Brasil
LEIA TAMBÉM:
A FGV (Fundação Getúlio Vargas), empresa que organiza a seleção, recomenda aos participantes que cheguem ao local de prova com antecedência mínima de uma hora — os endereços podem ser consultados aqui.
De acordo com o IBGE, os candidatos deverão seguir os protocolos sanitários contra Covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição.
Os inscritos não devem se esquecer de levar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente).
A avaliação cobrará a resolução de 50 questões de múltipla escolha para recenseador e de 60 para agente. O conteúdo programático engloba:
Estão em disputa 206.891 oportunidades temporárias espalhadas pelos 26 estados e o Distrito Federal. A distribuição das vagas é a seguinte:
A primeira carreira é opção para quem possui nível fundamental, enquanto as últimas duas são destinadas a candidatos com ensino médio.
Os vencimentos para recenseador são calculados por produtividade, variando conforme a localidade e as horas trabalhadas (os valores podem ser simulados aqui).
Já as funções de agente censitário supervisor e agente censitário municipal oferecem salários de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente.
O concurso do IBGE para realização do Censo Demográfico preencherá, ao todo, 209 mil vagas distribuídas entre diversos editais. Além da FGV, outras duas bancas estão envolvidas na seleção:
O edital sob responsabilidade do Idecan tem chances para agente censitário de pesquisas por telefone (180) e supervisor censitário de pesquisas e codificação (12).
Já o IBFC conduz o processo seletivo para funções de agente censitário de administração e informática (1.781) e coordenador censitário de área (31).
Com início programado para 1º de agosto, o Censo Demográfico 2022 será o 13º realizado no Brasil. Segundo o IBGE, os recenseadores vão visitar mais de 70 milhões de domicílios espalhados pelos 5.570 municípios brasileiros.
Desde 1872, ano da sua primeira edição, a pesquisa é responsável por retratar detalhes minuciosos sobre as condições de vida da população em todo o território nacional, servindo de base para diversas políticas públicas.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre os editais, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do IBGE
concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anterioresO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais