Inscrições para o concurso do MEC (Ministério da Educação) serão recebidas até 28 de agosto. Estão em disputa 220 vagas para carreira de técnico em assuntos educacionais, com salário de R$ 6,2 mil
Samuel Peressin Publicado em 11/08/2023, às 11h53 - Atualizado às 12h01
O concurso do MEC (Ministério da Educação), que passou pela primeira retificação do edital nesta sexta-feira (11), está com inscrições abertas para 220 vagas de técnico em assuntos educacionais. O prazo para se inscrever vai até 28 de agosto.
Destinada a profissionais com curso superior em qualquer área, a carreira oferece salário de R$ 6.255,90, além de auxílio-alimentação de R$ 658. Os contratados serão lotados em Brasília (DF), com jornada semanal de 40 horas de trabalho.
Inscrições abertas para concurso do Ministério da Educação. Certame tem 220 vagas para Técnico em Assuntos Educacionais. Inscrições terminam em 28/8 e devem ser feitas pelo site do Cebraspe. Prova será em 8/10.https://t.co/YNDQb5ZHnY
— Ministério da Educação | MEC (@min_educacao) August 10, 2023
Para quem vai prestar o concurso, não há mais tempo a perder: é hora de começar — ou intensificar — os estudos. As provas objetiva e discursiva estão marcadas para 8 de outubro, com aplicação na capital federal.
+ Perguntas e respostas: esclareça dúvidas sobre o edital
Os candidatos deverão solucionar 120 questões do tipo "certo" ou "errado", além de elaborar uma redação com até 30 linhas. Confira, a seguir, todas as disciplinas que serão cobradas nos exames, com base no conteúdo programático apresentado no edital:
Língua portuguesa — 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Legislação e ética na administração pública — 1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 2.1 Decreto nº 1.171/1994 e suas alterações (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). 3 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União). 4 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4.1 Disposições gerais. 4.2 Atos de improbidade administrativa. 5 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (processo administrativo).
Noções de direito constitucional — 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.
Noções de administração pública — 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2 Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta. 3 Gestão de processos. 4 Governo Digital. 4.1 Decreto nº 8.539/2015 e Portaria MEC nº 1.042/2015 (Sistema Eletrônico de Informações).
Atualidades — 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
Políticas públicas — 1 Análise de políticas públicas. 1.1 Modelos de tomada de decisão em política pública: incremental, racional e suas variantes. 2 Análise das estratégias e dos resultados das políticas públicas. 3 Formulação e implementação de políticas públicas. 4 Políticas públicas distributivas, regulatórias e redistributivas. 5 Políticas públicas e suas fases: formação da agenda, formulação, implementação, monitoramento e avaliação. 6. Controle social.
Legislação educacional — 1. Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 1.1 Organização da educação nacional. 1.2 Níveis, etapas e modalidades de ensino. 1.3 Educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. 1.4 Ensino Superior. 1.5 Educação profissional técnica de nível médio. 1.6 Educação de jovens e adultos. 1.7 Educação profissional e tecnológica. 1.8 Educação especial. 1.9 Educação a distância. 1.10 Recursos financeiros e aplicação. 2. Lei nº 11.494/2007 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, art. 60 do ADCT) e Lei nº 14.113/2020.
Fundamentos da educação — 1 Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural, política e pedagógica. 2 Gestão educacional: concepção e prática. 2.1 A gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico. 2.2 Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança, mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal. 2.3 Pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender. 2.4 Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas; multimídia educativa e avaliação educacional. 2.5 Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática. 2.6. Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. 2.7 Análise de dificuldades, problemas e potencialidades da educação em sua relação com a sociedade. 4. Aprendizagem organizacional. 5 Políticas públicas inclusivas de educação: relação de gênero e educação, pessoa com necessidades especiais, etnias. 6 Leitura e interpretação de indicadores socioeducacionais e econômicos. 7 Papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 7.1 Função sociocultural da escola. 7.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 7.3 Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 7.4 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 7.5 Comunicação e interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais. 8 Tendências pedagógicas em educação; abordagens do processo de ensino e aprendizagem e 9 Inteligência emocional.
As inscrições são recebidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.cebraspe.org.br. A taxa de participação custa R$ 80, mas é possível solicitar isenção. O edital prevê gratuidade para:
O certame é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, a banca pode ser contatada pelo telefone (61) 3448-0100, além do e-mail sac@cebraspe.org.br.
Publicação do edital: 8 de agosto
Inscrições: de 9 a 28 de agosto
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 9 a 28 de agosto
Pagamento da taxa de inscrição: até 11 de setembro
Aplicação das provas: 8 de outubro
Divulgação do gabarito: 9 de outubro
Prazo para interposição de recurso contra o gabarito: de 10 a 11 de outubro
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do MEC
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