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Concurso MEC 2023

Orgão: MEC - Ministério da Educação
Nº vagas:220
Taxa de inscrição: De R$ 80,00
Cargos: Técnico
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 6255,90
Organizadora: Cebraspe
Estados com Vagas: DF
Cidades: Brasília - DF

Agenda

Abertura das inscrições09/08/2023
Encerramento das inscrições28/08/2023
Prova08/10/2023
Divulgação do Gabarito09/10/2023

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 24/04/2023, às 08h58 - Atualizado em 10/10/2023, às 18h00


O concurso do MEC (Ministério da Educação) oferece 220 vagas para técnico em assuntos educacionais, das quais 165 para ampla concorrência, 44 reservadas a negros e 11 destinadas a pessoas com deficiência. Opção para profissionais com curso superior em qualquer área do conhecimento, a carreira tem salário inicial de R$ 6.255,90. Os contratados serão lotados em Brasília (DF), com jornada semanal de 40 horas de trabalho.

Resumo do edital

Atribuições do técnico em assuntos educacionais

  • Realizar atividades de execução qualificada, sob supervisão superior, de trabalhos pedagógicos, visando à solução de educação, de orientação educacional, administração escolar e de educação sanitária.

Concurso do MEC: o que vai cair nas provas?

  • Língua portuguesa — 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

  • Legislação e ética na administração pública — 1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 2.1 Decreto nº 1.171/1994 e suas alterações (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). 3 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União). 4 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4.1 Disposições gerais. 4.2 Atos de improbidade administrativa. 5 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (processo administrativo).

  • Noções de direito constitucional — 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.

  • Noções de administração pública — 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2 Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta. 3 Gestão de processos. 4 Governo Digital. 4.1 Decreto nº 8.539/2015 e Portaria MEC nº 1.042/2015 (Sistema Eletrônico de Informações - SEI).

  • Atualidades — 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

  • Políticas públicas — 1 Análise de políticas públicas. 1.1 Modelos de tomada de decisão em política pública: incremental, racional e suas variantes. 2 Análise das estratégias e dos resultados das políticas públicas. 3 Formulação e implementação de políticas públicas. 4 Políticas públicas distributivas, regulatórias e redistributivas. 5 Políticas públicas e suas fases: formação da agenda, formulação, implementação, monitoramento e avaliação. 6. Controle social.

  • Legislação educacional — 1. Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB). 1.1 Organização da educação nacional. 1.2 Níveis, etapas e modalidades de ensino. 1.3 Educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. 1.4 Ensino Superior. 1.5 Educação profissional técnica de nível médio. 1.6 Educação de jovens e adultos. 1.7 Educação profissional e tecnológica. 1.8 Educação especial. 1.9 Educação a distância. 1.10 Recursos financeiros e aplicação. 2. Lei nº 11.494/2007 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, art. 60 do ADCT) e Lei nº 14.113/2020.

  • Fundamentos da educação — 1 Relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural, política e pedagógica. 2 Gestão educacional: concepção e prática. 2.1 A gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico. 2.2 Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança, mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal. 2.3 Pesquisa participante como instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender. 2.4 Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; métodos e técnicas; multimídia educativa e avaliação educacional. 2.5 Metodologia de projetos: um caminho entre a teoria e a prática. 2.6. Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. 2.7 Análise de dificuldades, problemas e potencialidades da educação em sua relação com a sociedade. 3 Aprendizagem organizacional. 4 Políticas públicas inclusivas de educação: relação de gênero e educação, pessoa com necessidades especiais, etnias. 5 Leitura e interpretação de indicadores socioeducacionais e econômicos. 6 Papel político-pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 6.1 Função sociocultural da escola. 6.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 6.3 Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 6.4 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 6.5 Comunicação e interação grupal no processo de planejamento: constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais. 7 Tendências pedagógicas em educação; abordagens do processo de ensino e aprendizagem e 8 Inteligência emocional.

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Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso do MEC nesta página, com as principais informações do processo seletivo. Mais detalhes podem ser conferidos no edital abaixo.

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