O presidente Lula sancionou, nesta segunda-feira (29), a Lei que cria 38 institutos federais de educação
Redação Publicado em 31/12/2008, às 09h31
O presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (29), a Lei que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. A Lei nº 11.892 foi publicada na terça-feira no Diário Oficial da União.
Os Institutos, que se apóiam na infra-estrutura da rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (formada pelos centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas agrotécnicas federais e escolas técnicas vinculadas às universidades), disponibilizarão aos jovens mais oportunidades de formação.
Presentes nos 26 estados e no Distrito Federal, os institutos iniciam as atividades com 168 campi. De acordo com o Mec (Ministério da Educação), em 2010, quando implantados por inteiro, serão 311. Ao longo desse prazo, as vagas devem ser ampliadas de 215 mil para 500 mil.
A rede vai destinar metade das vagas ao ensino médio integrado à educação profissional. Na educação superior, destinará 30% a cursos de engenharias e bacharelados tecnológicos e 20% a licenciaturas em ciências da natureza (física, química, biologia e matemática).
Luana Almeida
O Governo Federal do Brasil é o Poder Executivo no âmbito da União. É sediado em Brasília e é o responsável pelos interesses da administração federal em todo território nacional. Tem como mandatário o presidente da República.