O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), programa do Governo Federal que oferece curso e auxílio
Redação Publicado em 22/03/2007, às 12h51
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), programa do Governo Federal que oferece curso e auxílio financeiro a jovens com idade entre 18 e 24 anos, tem prazo de inscrições somente até o próximo dia 13.
Para participar, é necessário se enquadrar em tal faixa-etária e ter concluído, pelo menos, a 4ª série do Ensino Fundamental, sem, porém, ter concluído a 8ª série, além de não possuir vínculos formais de trabalho. O programa oferece curso, com duração de 1 ano, que inclui, entre suas disciplinas, aquelas próprias do Ensino Fundamental, bem como aulas de inglês e de informática, atividades para qualificação profissional e ações comunitárias. Além disso, é destinado aos alunos auxílio financeiro no valor de R$100, com a condição de que compareçam a, pelo menos, 75% das aulas e entreguem mensalmente pelo menos 3 dos 4 trabalhos obrigatórios.
Ainda há vagas disponíveis em 41 cidades do país, distribuídas em 12 estados. São elas:
Alagoas: Maceió.
Ceará: Fortaleza e Caucaia.
Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra.
Goiás: Goiânia e Aparecida de Goiânia.
Mato Grosso: Cuiabá.
Minas Gerais: Contagem, Betim e Ribeirão das Neves.
Pará: Belém e Ananindeua.
Paraná: São José dos Pinhais.
Pernambuco: Paulista, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Rio de Janeiro: Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé e São João do Meriti.
Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Canoas, Viamão, Novo Hamburgo e Gravataí.
São Paulo: Embu das Artes, Diadema, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Santo André, Carapicuíba, Mauá, Suzano e Osasco.
As inscrições devem ser realizadas, gratuitamente, por meio da Central de Atendimento, no número 0800 722 7777, cujo horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Outras dúvidas também podem ser esclarecidas em contato com este mesmo número ou no site do Programa (www.projovem.gov.br). Caso o número de interessados seja superior ao de vagas, haverá sorteio público, e aqueles sorteados receberão uma correspondência que lhe informará sobre o período e os locais de matrícula, bem como sobre a documentação que deverá ser apresentada.
L.R.