O curso combina a formação do Ensino Fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania.
Redação Publicado em 26/01/2009, às 14h27
A 2ª etapa do ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) Urbano está com matrículas abertas para preenchimento de cerca de 250 mil vagas em todo o país.
O curso tem duração de 18 meses e combina a formação do Ensino Fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além de oferecer acesso à Informática.
Outro ponto positivo é que o aluno que entregar todos os trabalhos e tiver freqüência às aulas de 75% receberá um auxílio mensal de R$100.
Requisito
Para participar, o candidato deve ter entre 18 e 29 anos, saber ler e escrever e não ter concluído o Ensino Fundamental. O único documento necessário para se matricular é certidão de nascimento ou R.G.
Inscrições
O período de inscrição vai até o mês de março, em 82 municípios e 22 estados brasileiros. Dentro desse prazo, as cidades e estados estabelecerão as datas para realizar as matrículas dos alunos.
ProJovem
O Programa foi criado para enfrentar as altas taxas de abandono escolar e desemprego juvenil registradas no Brasil. Ele é o resultado da integração de diversos programas para a juventude do Governo Federal e tem como objetivo promover a reintegração desses jovens ao processo educacional, sem deixar de oferecer oportunidade de qualificação profissional e de desenvolvimento humano.
Ele é destinado principalmente para jovens de famílias com renda mensal de até meio salário mínimo.
Histórico
Quatro modalidades compõem o Programa: Adolescente, Urbano, Campo e Trabalhador.
O ProJovem Urbano foi lançado no final de 2007, com a unificação dos programas Agente Jovem, Saberes da Terra, ProJovem, Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Juntos, esses programas atenderam, anteriormente, 467 mil jovens e, com a unificação, vão beneficiar mais de 3,5 milhões de jovens até 2010.
Sob coordenação da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o ProJovem Urbano é uma reformulação do antigo ProJovem, que em três anos matriculou mais de 237 mil jovens em todo o país.
Além da expansão do número de beneficiados, o novo Programa ampliou a faixa etária para 29 anos e abriu a possibilidade de matrícula para quem apenas sabe ler e escrever. Além disso, o aluno pode estar trabalhando formalmente, com carteira assinada, o que não era possível anteriormente.
Serviço
Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento do ProJovem Urbano, no telefone 0800 722 7777, que funciona em todo o país, de segunda à sexta, das 7h às 23h, e sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h. No endereço eletrônico http://www.projovem.gov.br/2008 também há todas as informações necessárias.
Luana Almeida