Fazer com que a prova exija mais esforço investigativo do estudante que de memorização será um dos ganhos.
Redação Publicado em 26/03/2009, às 14h33
O Ministério da Educação (MEC) apresentou à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), na última quarta-feira (25), uma proposta de substituição dos vestibulares das universidades por um novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A proposta é combinar as virtudes do vestibular clássico – a abrangência de conteúdo, por exemplo – com as do atual Enem, como o modelo de questões.
O objetivo é que a prova ajude a reorganizar o currículo do ensino médio e permita maior mobilidade dos estudantes pelas universidades em todo o território nacional, por meio do modelo unificado de avaliação.
Fazer com que a prova exija mais esforço investigativo do estudante que de memorização será um dos grandes ganhos, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad. Com isso, será possível avaliar a capacidade analítica do aluno, diferente dos vestibulares atuais.
A formalização da proposta do novo vestibular será encaminhada para a Andifes até a próxima segunda-feira (30). A partir dessa data, os reitores poderão debater o assunto e incluir sugestões.
Luana Almeida