Sistema conta com 335 mil inscrições

Vinte e três universidades federais e 26 institutos federais oferecem 47,9 mil vagas em cursos superiores.

Redação   Publicado em 01/02/2010, às 09h59

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) atingiram o número de 335 mil até às 19h deste domingo (31).

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual instituições federais que adotaram a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como fase única do processo seletivo avaliarão os interessados em seus cursos.

Vinte e três universidades federais e 26 institutos federais de educação, ciência e tecnologia oferecem 47,9 mil vagas em cursos superiores - bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. Além das federais, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) também selecionarão candidatos pelo programa.


As inscrições seguem até a próxima quarta-feira (3), sempre entre 6h e 23h59, pelo site www.mec.gov.br. Entre meia-noite e seis da manhã, o sistema calcula as notas de corte para cada curso.

Podem se inscrever na seleção unificada os estudantes que fizeram o Enem 2009. A lista das instituições participantes do programa e dos cursos oferecidos pode ser consultada no site www.sisu.mec.gov.br.

Luana Almeida

Veja também:

Enem: 2,5 mi já podem acessar desempenhos individuais

Unesp: aprovados na primeira chamada são conhecidos

Sobre Sisu - Sistema de Seleção Unificada

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma digital no ar desde janeiro de 2010 sendo desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e utilizada pelos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscreverem nas instituições de ensino superior que aderiram totalmente ou parcialmente, com uma certa porcentagem de suas vagas, à nota do Enem como forma de ingresso, em substituição ao vestibular.