15% dos profissionais acham seu ambiente de trabalho ideal para saúde mental, revela pesquisa

A saúde mental dos brasileiros piorou nos últimos anos e já afeta a vida de muitos profissionais no mercado de trabalho

Victoria Batalha   Publicado em 04/10/2022, às 09h08

Freepik

A saúde mental e sua importância segue como assunto em alta na vida dos brasileiros, especialmente após o início da pandemia do Covid-19. Um estudo realizado pelo Instituto Ipsos, encomendado pelo Fórum Econômico Mundial, constatou que 53% dos brasileiros disseram que a sua saúde mental piorou um pouco ou muito durante os anos de 2020 e 2021.

Além disso, o tema se tornou uma pauta importante dentro do mercado de trabalho. A pesquisa “Saúde Emocional e Carreira”, realizada pela área de Educação in Company do Administradores Premium, revelou que apenas 15,3% dos profissionais consideram o seu ambiente de trabalho lugares ideais para a saúde mental. O número tão baixo pode ter diversos fatores, como isolamento social por causa da pandemia, sobrecarga nas demandas do trabalho, relatos de ansiedade, depressão e outros problemas emocionais que surgiram ou aumentaram durante esse período.

Ansiedade, depressão e estresse no trabalho 

Entre os entrevistados, 33,7% disseram que foram diagnosticados com ansiedade, 15.3% com depressão e 7% com estresse crônico. Segundo o pesquisador e terapeuta Vasco Patú, professor do programa ‘Respira: Programa de Combate ao Estresse e Ansiedade', a sobrecarga de trabalho e excesso de atividades são alguns dos maiores influenciadores desses resultados. “O que acende um alerta para as empresas prestarem mais atenção em seus times e na qualidade de vida de todos”, completa.

Ainda para o psicólogo Patú, o diagnóstico feito por um profissional capacitado é essencial para que se tenha um melhor direcionamento durante o tratamento. Mas na prática são poucos os que buscam uma solução. Segundo a mesma pesquisa, 20,5% dos entrevistados decidiram buscar ajuda de um psicólogo, 21% escolheram se consultar com um médico. 31,5% nunca procuraram a ajuda de um especialista. Os demais apenas relataram que preferem conversar com amigos, familiares, líderes religiosos ou um colega de trabalho.

O tema saúde mental deve ser discutido todos os meses do ano, não apenas em setembro. Empresas também precisam buscar meios para de abordar o assunto com seus colaboradores e prestarem atenção aos sinais, assim como os trabalhadores também precisam falar abertamente para um bom encaminhamento seja feito. E sempre é necessário buscar ajuda profissional quando sentir necessidade.

 

+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.