MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saúde mental no trabalho: saiba como organizar uma rotina saudável

Uma variedade de condições podem levar uma pessoa a desenvolver problemas de saúde mental no trabalho. Por isso, veja como organizar uma rotina saudável

Mulher com várias pessoas ao redor com objetos de trabalho
Mulher com várias pessoas ao redor com objetos de trabalho - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/08/2022, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Considerando os seguintes fatores como características de bem-estar: capacidade de usar as próprias habilidades; capacidade em se recuperar do estresse da rotina; ser produtivo e contribuir com sua comunidade, você diria que tem uma boa saúde mental no trabalho? Se sua resposta for não, está precisando de uma ajudinha. Então, vamos nessa.

De acordo com o Ministério da Saúde, além dos fatores individuais e sociais, questões como competitividade, desvalorização do trabalho, falta de comunicação entre as pessoas, aumento no ritmo de trabalho, exigência crescente de produtividade, constrangimentos e humilhações (assédio moral) impactam significativamente na saúde mental do indivíduo no ambiente de trabalho. Isso pode até levar ao desenvolvimento da depressão e outros transtornos mentais.

Dados de um dos mais completos inquéritos de saúde do Brasil, a pesquisa Vigitel de 2021, apontou que 11,3% da população brasileira havia recebido um diagnóstico para depressão. O número pode ser muito maior, considerando as pessoas que nunca procuraram um médico psiquiatra. A pesquisa apontou ainda que a frequência é maior entre as mulheres.

Uma pesquisa publicada na revista “Psiquiatria Social e a Epidemiologia Psiquiátrica” (no original: Psychiatry and Psychiatric Epidemiology), avaliou os “padrões globais de produtividade no local de trabalho para pessoas com depressão”. Um dos primeiros apontamentos é de que a depressão é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. A pesquisa considerou o impacto econômico da depressão pela falta de produtividade em alguns países, incluindo o Brasil.

Em termos econômicos, o impacto financeiro do presenteísmo, expressão usada para representar pessoas que estão no trabalho, mas sem perspectiva, sem foco e desmotivadas, correspondeu a um custo médio anual de US$ 5.788 por pessoa. Este número foi maior até que em países como os Estados Unidos, que atingiu um custo médio de US$ 5.524.

+++ Como preparar uma refeição saudável e barata? 7 opções práticas para incluir no cardápio diário

Como estabelecer uma boa saúde mental no trabalho

Antes de mais nada, se há a suspeita de um diagnóstico de depressão, a medida mais adequada é procurar ajuda médica o quanto antes. Os problemas não se resolverão sozinhos e pode ser que a organização da rotina não seja suficiente para melhorar o estado. No mais, a adoção de algumas medidas pode ser um dos suportes necessários para estabelecer uma melhora na saúde mental no trabalho.

Para desenvolver uma rotina saudável no trabalho, tenha em mente aspectos como disciplina e autocuidado. Assim considere adotar:

  • Uma boa noite de sono: Tudo começa por aqui. É durante o sono onde renovamos as energias para começar o dia seguinte e, por isso, é uma etapa importantíssima do dia. A melatonina, hormônio do sono, está associada também ao bom funcionamento do organismo e tem ação antioxidante.
  • Hidratar-se bem: Tornar a ingestão de água um hábito é essencial para todo o corpo, incluindo o cérebro. A hidratação mantém as células saudáveis, além de ajudar a eliminar toxinas e manter o corpo em bom funcionamento, evitando fadiga e desgaste e ajudando a repor o que foi perdido.
  • Boa alimentação: Se trabalha pela manhã, se certifique de acordar a tempo para fazer a primeira refeição do dia. A alimentação é uma das principais fontes de energia que o nosso corpo precisa para funcionar. Por isso, tenha em vista os alimentos e a quantidade de calorias necessárias para seu organismo. Além disso, faça lanches em intervalos de 2 a 3 horas durante o expediente para manter o gás e não pule refeições.
  • Movimentar-se: Evite passar muito tempo em uma mesma posição. Mexa o corpo, saia e dê uma caminhada curta, suba uma escada, mas mantenha o corpo em movimento para não estagnar. Além disso, perceba condições como postura para evitar fadiga do corpo. Você pode até procurar um cantinho e experimentar exercícios de ioga.
  • Boas relações: Cultivar boas relações no trabalho é um importante fator para estabelecer um ambiente agradável. E uma fração dessa troca, parte de si. Por isso, busque ajudar e retribuir a ajuda, sendo gentil, contribuindo, assim, para o bem-estar coletivo.
  • Respeite-se, desacelere, faça pausas e se acolha: O mercado de trabalho é, às vezes, desumano e desconsidera as individualidades das pessoas. Por isso, acaba por exigir mais do que alguém pode oferecer em determinado momento. Isso é responsável por um enorme desgaste físico e psíquico, o que compromete consideravelmente a produtividade, podendo levar à Síndrome de Burnout. Então, faça pausas quando a concentração não vier. Dê uma relaxada quando o estresse bater e respeite seus limites. Seja gentil consigo.

Quando se preocupar com a saúde mental

Por fim, tenha em mente que a saúde mental é como um dos pilares que sustenta a vida de uma pessoa e não poderia ser diferente no ambiente de trabalho. Além do mais, a depressão é uma doença e possui tratamento. Ninguém conseguiria ir ao trabalho com uma parte do corpo sangrando ou com uma enxaqueca incapacitante, por exemplo. Por isso, é importante dar a devida atenção ao transtorno da depressão. De acordo com o Ministério da Saúde, a depressão apresenta sintomas como:

  • Tristeza, irritabilidade, ansiedade e angústia;
  • Desânimo, falta de motivação e apatia;
  • Cansaço fácil e em excesso, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
  • Perda do prazer ou desinteresse em realizar atividades que antes gostava;
  • Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
  • Perda ou aumento do apetite e do peso;
  • Dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros, sem explicação médica aparente;
  • Pessimismo, idéias freqüentes e desproporcionais de culpa, baixa auto-estima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.

A pessoa com depressão pode apresentar alguns dos sintomas ou todos juntos. Por isso, é de extrema importância uma avaliação adequada, já que a doença pode evoluir gradativamente. Se os sintomas forem persistentes, procure ajuda psiquiátrica. O serviço é oferecido pelo Sistema Único de Saúde, por meio das unidades básicas.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.