Uma variedade de condições podem levar uma pessoa a desenvolver problemas de saúde mental no trabalho. Por isso, veja como organizar uma rotina saudável
Considerando os seguintes fatores como características de bem-estar: capacidade de usar as próprias habilidades; capacidade em se recuperar do estresse da rotina; ser produtivo e contribuir com sua comunidade, você diria que tem uma boa saúde mental no trabalho? Se sua resposta for não, está precisando de uma ajudinha. Então, vamos nessa.
De acordo com o Ministério da Saúde, além dos fatores individuais e sociais, questões como competitividade, desvalorização do trabalho, falta de comunicação entre as pessoas, aumento no ritmo de trabalho, exigência crescente de produtividade, constrangimentos e humilhações (assédio moral) impactam significativamente na saúde mental do indivíduo no ambiente de trabalho. Isso pode até levar ao desenvolvimento da depressão e outros transtornos mentais.
Dados de um dos mais completos inquéritos de saúde do Brasil, a pesquisa Vigitel de 2021, apontou que 11,3% da população brasileira havia recebido um diagnóstico para depressão. O número pode ser muito maior, considerando as pessoas que nunca procuraram um médico psiquiatra. A pesquisa apontou ainda que a frequência é maior entre as mulheres.
Uma pesquisa publicada na revista “Psiquiatria Social e a Epidemiologia Psiquiátrica” (no original: Psychiatry and Psychiatric Epidemiology), avaliou os “padrões globais de produtividade no local de trabalho para pessoas com depressão”. Um dos primeiros apontamentos é de que a depressão é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. A pesquisa considerou o impacto econômico da depressão pela falta de produtividade em alguns países, incluindo o Brasil.
LEIA TAMBÉM
Em termos econômicos, o impacto financeiro do presenteísmo, expressão usada para representar pessoas que estão no trabalho, mas sem perspectiva, sem foco e desmotivadas, correspondeu a um custo médio anual de US$ 5.788 por pessoa. Este número foi maior até que em países como os Estados Unidos, que atingiu um custo médio de US$ 5.524.
+++ Como preparar uma refeição saudável e barata? 7 opções práticas para incluir no cardápio diário
Antes de mais nada, se há a suspeita de um diagnóstico de depressão, a medida mais adequada é procurar ajuda médica o quanto antes. Os problemas não se resolverão sozinhos e pode ser que a organização da rotina não seja suficiente para melhorar o estado. No mais, a adoção de algumas medidas pode ser um dos suportes necessários para estabelecer uma melhora na saúde mental no trabalho.
Para desenvolver uma rotina saudável no trabalho, tenha em mente aspectos como disciplina e autocuidado. Assim considere adotar:
Por fim, tenha em mente que a saúde mental é como um dos pilares que sustenta a vida de uma pessoa e não poderia ser diferente no ambiente de trabalho. Além do mais, a depressão é uma doença e possui tratamento. Ninguém conseguiria ir ao trabalho com uma parte do corpo sangrando ou com uma enxaqueca incapacitante, por exemplo. Por isso, é importante dar a devida atenção ao transtorno da depressão. De acordo com o Ministério da Saúde, a depressão apresenta sintomas como:
A pessoa com depressão pode apresentar alguns dos sintomas ou todos juntos. Por isso, é de extrema importância uma avaliação adequada, já que a doença pode evoluir gradativamente. Se os sintomas forem persistentes, procure ajuda psiquiátrica. O serviço é oferecido pelo Sistema Único de Saúde, por meio das unidades básicas.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.