3 estratégias para produzir mais no trabalho e consumir menos tempo

Realizar o trabalho remoto tem muitas vantagens, mas também traz algumas desvantagens como menor produtividade pelas distrações; confira três dicas para ser mais produtivo

Victoria Batalha   Publicado em 05/10/2022, às 10h25 - Atualizado às 10h26

Freepik

O home office possui diversas vantagens, mas também levanta algumas questões como dificuldade para manter a produtividade. No trabalho remoto, o horário flexível é muito interessante, mas distrações podem surgir quando trabalhamos de casa e, com isso, eventualmente poderemos alongar algumas atividades mais do que o necessário.

Pensando em auxiliar todos os trabalhadores da modalidade home office, separamos três dicas para que o seu dia e seu trabalho remoto se torne muito mais produtivo e menos cansativo, ou seja, com a possibilidade de fazer mais coisas em um menor tempo.

3 estratégias para ser mais produtivo no trabalho

Planeje a sua rotina um dia antes
Quando planejamos com antecedência, não nos tornamos apenas mais produtivos porque já sabemos o que deve ser feito, mas também é possível estar preparado para casa surja algum imprevisto.

Anote três prioridades que precisam ser feitas no dia seguinte, aquelas que não é possível deixar para depois. Também coloque as horas em que precisa ser feito, a ordem e local. Escreva também pequenas atividades que podem ser feitas ao longo do dia. E lembre-se, caso não seja possível fazer tudo, está tudo bem.

Esteja aberto a mudanças
Ser inflexível pode gerar muita frustração, então esteja preparado para mudanças que podem aparecer ao longo do dia que você já planejou. Imprevistos surgem a todo momento e é importante saber lidar com a situação para resolvê-los e então retornar para o planejamento com mais tranquilidade.

E também é bom ressaltar que momentos de descanso são necessários. Se a agenda estiver cheia, reserve um momento para descansar antes de retomar as atividades.

Tenha rituais
Estamos falando em rituais que estão ligados ao horário em que acorda, onde e quando trabalhar, criar padrões para resolver alguma tarefa e por assim vai. Quando criamos padrões físicos para fazer algumas atividades, o cérebro já passa a associar a essas tarefas e torna-se mais produtivo. Por isso não é bom trabalhar deitado na cama, seu cérebro já associa cama a dormir e trabalhar ou estudar deitado, pode dificultar até mesmo a hora do sono.

Realizar atividades em locais diferentes pode ajudar, por exemplo, responder e-mails da aula, reuniões por chamada de vídeo no escritório, escrever relatórios na mesa podem ajudar nesse processo.

+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.