Para manter a motivação da equipe em alta, essas dicas são essenciais; ENTENDA
Victoria Batalha Publicado em 14/12/2022, às 11h41 - Atualizado às 11h51
Manter uma equipe motivada e feliz traz tantos benefícios para os funcionários como para a equipe. Já que todos se veem animados a trabalhar, gerando resultados e lucros positivos, além que diminui o risco de adoecimento mental, como Burnout.
Afinal, nada como trabalhar em um lugar que anime e mantenha os funcionários valorizados, sabendo que estão preocupados com sua saúde mental e que também proporciona um ambiente saudável e agradável para se trabalhar.
Benefícios voltados para a saúde
Criar práticas e benefícios voltados para a saúde dos colaboradores é uma das dicas mais importantes. Investir em planos de saúde ou assistência podem fazer toda a diferença para sua equipe, aumentando a satisfação de todos.
Isso porque com esse benefício, o funcionário terá recurso para procurar ajuda profissional adequada quando assim for necessário.
Flexibilidade
A garantia de horário flexível é uma das razões que faz com que talentos escolham empresas. Isso porque o horário flexível permite o bem-estar dos funcionários, garantindo um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Assim, caso seja possível, procure adotar trabalho remoto ou híbrido, com rotinas diferenciadas. Algumas empresas na Europa até estão adotando apenas quatro dias de trabalho e três dias de descanso e que vem gerando resultados positivos, como é mostrado em pesquisas recentes.
Invista em um ambiente acolhedor
Isso significa que a empresa e o líder precisam criar ambientes onde o colaborador se sinta acolhido e confortável para ter suas necessidades atendidas.
Isso não significa que precisa comprar poltronas ou salão de jogos, mas apenas investir em uma boa acústica para evitar a propagação de barulhos desagradáveis que atrapalhem a rotina de trabalho.
Deixe a rotina mais simples
Para ser uma empresa que investe no bem-estar de todos significa trazer mudanças para a estrutura de trabalho. Por essa razão, considere deixar as rotinas mais simples, para facilitar o desenvolvimento da equipe.
Um exemplo simples é diminuir a quantidade de reuniões presenciais, que acaba tomando muito tempo e sobrecarregando os funcionários que acabam ficando com tarefas atrasadas. Outra dica é investir em ferramentas que automatizam as operações que são repetitivas.
Suporte emocional
E o principal, quando pensamos no bem-estar da equipe, é preciso ter uma abertura para oferecer suporte emocional aos colaboradores.
Isso quer dizer que é preciso oferecer toda a ajuda e assistência que for necessária, por exemplo, ter pessoas capazes em lidar com crises de ansiedade pode fazer toda a diferença. Tudo isso fará com que os funcionários se sintam acolhidos e, principalmente, ouvidos.