5 dicas (ou gafes) para NÃO fazer na entrevista de emprego

Conheça essas 5 dicas importantes sobre o que NÃO fazer durante a tão esperada entrevista de emprego

Victoria Batalha   Publicado em 17/10/2022, às 07h57

Freepik

Você já fez uma entrevista de emprego onde jurou que iria dar tudo certo e acabou sendo rejeitado? Mesmo com um currículo impecável, que combine profundamente com a vaga, pode acontecer de outro candidato ser chamado, mesmo que ele não tenha todas as hard skills necessárias para ocupar aquela posição dentro da empresa. 

Isso acontece em casos em que a vaga possui muitos candidatos, então os recrutadores passam a prestar atenção aos mínimos detalhes para poder escolher o profissional correto para ocupar aquele cargo. 

5 dicas sobre o que NÃO fazer na entrevista

Preste atenção ao horário

Nada mais chato que marcar um horário e a pessoa chegar atrasado. Por isso, evite atrasos, seja pontual ou chegue de preferência uns dez minutos antes do combinado. Quando você chega atrasado para a entrevista, já demonstra para o recrutador uma falta de profissionalismo e seriedade da sua parte. 

Para evitar os atrasos, confira o local da entrevista antes, o trânsito até chegar ao local indicado, se é melhor pedir um carro por aplicativo, ir a pé, ônibus, etc. Também saia uns minutos antes para ter certeza que vai conseguir chegar antes. Aliás, alguns recrutadores simplesmente cancelam as entrevistas se o candidato atrasar.

Roupas

Se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego é muito necessário. E isso não significa que precisa chegar usando ternos caríssimos. Procure descobrir o tipo de vestimenta que é usado dentro da empresa para poder usar roupas adequadas para a entrevista. Normalmente a roupa não reprova, mas os recrutadores anotam e pode ser que você perca pontos por isso.

Mentir

No currículo é mais fácil colocar algumas habilidades e conhecimentos que você não possui, mas durante a entrevista de emprego fica difícil sustentar essas mentiras. Imagina que pedem um conhecimento avançado em um programa e você diz que sabe, mas na realidade só conhece o básico e acabam pedindo um teste ali na frente? Ou pior, você é contratado e não consegue realizar a função. 

Seja sincero sobre suas habilidades e limitações, mas diga que está procurando aprender mais sobre o assunto e em breve, com a ajuda da empresa, irá atingir o potencial necessário e exigido.

+++ Veja dicas para escapar das 'pegadinhas' durante uma entrevista de emprego

Falar mal da sua antiga empresa

Quando o recrutador perguntar sobre o seu antigo emprego ou empresa, procure não falar mal. Seja mais direto, descreva seu cargo,  o que você era responsável por fazer, se mantenha profissional. Mesmo que tenha motivos para falar mal ou ter desgosto sobre seu antigo emprego, não diga nada durante a entrevista. E se perguntarem porque saiu, diga a verdade, de maneira clara e rápida.

Humor fora de contexto

Achar que uma piadinha pode ajudar na entrevista, para quebrar o clima de tensão, pode acabar criando uma uma situação constrangedora. Por isso se mantenha sério, mas sem arrogância. A entrevista de emprego é algo sério e profissional e se mantenha nesse perfil. 

Também parecer desinteressado não ajuda em nada. Pesquise a empresa, os valores, sobre a vaga, para conseguir fluir de melhor maneira a entrevista.