Tem direito a aposentadoria por invalidez quando o trabalhador comprova que está impossibilitado de forma total e permanente de trabalhar
Victoria Batalha Publicado em 11/01/2023, às 07h58 - Atualizado às 08h05
Quando falamos sobre aposentadoria, sempre pensamos em uma pessoa com uma idade mais avançada. Porém, existem opções de aposentadoria causadas por doenças e que infelizmente, pode acometer qualquer pessoa.
Mesmo que não seja por um motivo tão bom, a aposentadoria por invalidez garante uma renda para pessoas que não estão aptas para trabalhar. É importante ressaltar que nem todas as doenças podem ser válidas para essa aposentadoria. Por isso, confira.
+++ Aposentadoria em 2023: Veja como simular tempo necessário para receber benefício do INSS
Tuberculose Ativa: Essa doença é causada por uma bactéria que dificulta o funcionamento dos pulmões, causando falta de apetite, perda de peso, febre, tosse, escarro com sangue e até mesmo o óbito.
Nefropatias Graves: Doenças que atingem os rins podem justificar a aposentadoria por invalidez, já que uma das consequências desse problema é a insuficiência renal.
Hanseníase: É uma infecção crônica que pode atingir os olhos, nervos periféricos, pele e o nariz de uma pessoa. Fazendo com que a pessoa sinta falta de sensibilidade, dormência, fraqueza nas mãos e pés de maneira avançada. Antigamente essa doença era conhecida como Lepra, mas este termo não é mais utilizado e também é considerado pejorativo e errado.
Alienação Mental: Doenças mentais como depressão grave, esquizofrenia, demência e outras doenças podem também causar aposentadoria por invalidez.
Esclerose múltipla: Nesta doença, o próprio sistema imunológico acaba com a cobertura protetora dos nervos, causando perda de visão, fadiga, problemas na coordenação motora e dores.
Paralisia irreversível e incapacitante: Neste caso, a pessoa precisa estar com atividade motora do corpo sem funcionar ou extremamente reduzida. Como no caso de tetraplegia.
Neoplasia Maligna: Pessoas acometidas por câncer também podem pedir. Isso porque a doença causa anomalias celulares, destruindo o tecido do corpo. Porém, depende da área afetada.
Outras doenças podem causar a aposentadoria por invalidez, como Hepatopatia Grave, casos de cegueira, Doença de Parkinson, pessoas portadoras de AIDS, Doença de Paget em estágio avançado e muito mais.
Além disso, vale ressaltar que não basta ter essas doenças para ficar apto a se aposentar por invalidez, mas é necessário que seja comprovado que a doença te deixe impossibilitado de maneira total de trabalhar.