78% dos profissionais de TI preferem trabalho remoto, informa pesquisa

Segundo um levantamento realizado pelo GeekHunter com profissionais de TI, o trabalho remoto também trouxe mais produtividade e conforto

Victoria Batalha   Publicado em 10/10/2022, às 11h22

Freepik

O trabalho remoto não era muito comum antes da pandemia, mas para frear os números de contaminação entre a população mundial, o modelo home office foi adotado em diversos setores, como educação, comunicação e tecnologia. Além disso, o trabalho remoto permite que profissionais trabalhem em qualquer lugar do mundo, com horários mais flexíveis e sem haver a necessidade de sair de casa, enfrentando algumas horas de trânsito diariamente.

Uma pesquisa realizada com 718 profissionais da área de Tecnologia da Informação, pela plataforma GeekHunter, mostrou que 78% dos profissionais de TI preferem trabalhar de maneira remota; 19,36% prefere o modelo híbrido, onde trabalham alguns dias de casa e outros na empresa; e 2,37% preferem trabalhar profissionalmente. Algumas empresas de TI também passaram a contratar profissionais da área devido à escassez de desenvolvedores capacitados.

Maior produtividade com trabalho remoto

O mesmo estudo apontou que o trabalho remoto fez com que houvesse um aumento na produtividade: 66% disseram que obtiveram mais produtividade enquanto trabalhavam de home office, enqaunto 24,23% falaram que não houve diferença e 5,71% acham que trabalhar remotamente teve o efeito contrário, tendo uma diminuição na produtividade.

Além disso, os entrevistados falaram que preferem trabalhar de home office devido aos benefícios que este modelo traz. 77,58% dos respondentes falaram que trabalhar remotamente é melhor, já que não precisam enfrentar nenhum trânsito, os horários são muito mais flexíveis, é mais confortável e também podem passar mais tempo com a família.

Já os que preferem o trabalho híbrido, 19,36% disseram que preferem assim. 29,50% disseram que é mais flexível; 15,11% falaram que não precisam se deslocar todos os dias; e 3,60% preferem o híbrido porque podem encontrar pessoalmente a equipe para projetos importantes.

Os que optaram por um trabalho presencial como o modelo favorito, 23,53% falaram que preferem porque assim há uma separação entre trabalho e vida pessoal; 17,65% gostam porque proporciona um maior contato com a equipe; e 5,88% tem um suporte maior de outros departamentos da empresa.