Regiões norte, oeste, leste e sul de São Paulo irão receber o serviço de cadastro para vagas de emprego
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 04/01/2021, às 13h40 - Atualizado às 13h47
Os moradores dos bairros da Freguesia do Ó / Brasilândia, Lapa, Ermelino Matarazzo e Capela do Socorro começarão o ano novo com atendimento do Cate Móvel da Prefeitura de São Paulo perto de suas casas. Entre os dias 4 e 8 e de 11 a 15 de janeiro, os interessados em se cadastrar para vagas de emprego poderão buscar as equipes técnicas nas unidades móveis do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo).
Serviço disponibilizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o Cate Móvel já passou por bairros como Jardim São Luiz, Cidade Tiradentes e Itaim Paulista desde o lançamento em 14 de dezembro.
"Aproximar os serviços públicos da população mais necessitada é essencial para auxiliarmos na recolocação profissional. O Cate Móvel oferece a mesma qualidade do atendimento ofertado nas unidades físicas, que neste momento estão com serviços limitados, com agendamento, em decorrência da pandemia. Assim as novas unidades móveis reforçam o serviço, contribuindo também com a redução da circulação de pessoas pela cidade", destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Quem passar pelo serviço, que ocorre com a distribuição de senhas, terá acesso a cerca de 300 vagas disponibilizadas nas regiões participantes como 80 oportunidades para auxiliar de limpeza para trabalhar na zona sul ou 30 de instalador de antenas de televisão para zona oeste da capital.
Durante o atendimento, são cruzadas as informações de experiência profissional, escolaridade e cursos com as exigências das empresas que estão ofertando as vagas. Caso o profissional esteja apto é fornecida uma carta de encaminhamento com dia e horário para contato direto com o empregador.
Para ser atendido é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho. Quem não possui a carteira de trabalho, pode baixar o documento pelo aplicativo disponibilizado pelas lojas da Apple Store e no Play Store do Android ou no site do governo federal https://servicos.mte.gov.br.
Zona Norte
Freguesia do Ó/Brasilândia - Largo do Clípper
Avenida Santa Marina, na alt. da Rua Antonieta Leitão
Zona Sul
Av. Dona Belmira Marin, 3917 - Grajaú (Estacionamento do Mercado Extra)
Zona Leste
Rua Miguel Rachid, 997 - Ermelino Matarazzo (Paróquia São Francisco de Assis)
Zona Oeste
Praça Miguel Dell'Erba, 50 – Lapa (Terminal Lapa)
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.