JC Concursos

Copa do Mundo deve gerar mais empregos em bares em restaurantes

Segundo levantamento realizado pela Abrasel, 45% dos bares e restaurantes pretendem contratar devido a Copa do Mundo

Victoria Batalha   Publicado em 17/10/2022, às 10h48 - Atualizado às 11h06

Copa do Mundo deve gerar mais empregos temporários
Divulgação

A recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que 45% dos bares e restaurantes do Brasil pretende contratar novos funcionários até o final do ano, principalmente por causa da Copa do Mundo, que acontecerá em novembro deste ano no Qatar.

Durante o período de festa de final do ano já é comum que aconteça uma maior movimentação no setor, mas com a Copa do Mundo esse movimento irá aumentar ainda mais. De acordo com dados da Abrasel, em setembro, 25% dos estabelecimentos já contrataram novos funcionários.

63% dos bares e restaurantes pretendem contratar devido ao aumento da demanda por conta dos eventos. 11% querem mais funcionários para aumentar os negócios com novos serviços e produtos. 9% irão abrir novas filiais, por isso a contratação. 25% disseram que querem contratar para readequar o quadro funcionários e empresa por causa do mercado pós-pandemia do coronavírus.

Contratação e empregos temporários

99% dos estabelecimentos disseram ter dificuldade durante o processo seletivo para cargos mais especializados, como padeiro, sommelier, chef de cozinha e gerentes. Porém, as vagas mais ofertadas são para: auxiliar de cozinha (59%), garçom (55%) e atendente (49%).

Ainda de acordo com um levantamento feito pelo Campinas e Região Convention Visitour Bureau (CRC&VB), a copa deve gerar cerca 4,5 mil empregos temporários entre novembro e dezembro.

+++ Como fazer o emprego temporário virar fixo; veja dicas de especialista

Sobre a Copa de 2022

A Copa do Mundo vai acontecer entre 20 de novembro e 18 de dezembro. Este ano, a Copa vem com muitas novidades, sendo a primeira edição no Oriente Médio, mais especificamente no Catar, além que é a primeira vez que a copa vai acontecer no final do ano. A mudança foi motivada devido ao clima da região, que por se encontrar em um deserto, nos meses de julho e junho a temperatura pode chegar a 50ºC durante o dia e com temperaturas muito baixas a noite.

A primeira partida do Brasil vai ser no dia 24 de novembro, contra a Sérvia.