MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Trabalhador folga nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2022?

Maior campeonato de futebol do planeta, a Copa do Mundo de 2022 será realizada entre os dia 20 de novembro e 18 de dezembro no Catar, país sede neste ano. Jogos do Brasil vão cair em dia útil

Copa do Mundo 2022: bolas de futebol com a bandeira dos países
Copa do Mundo 2022: bolas de futebol com a bandeira dos países - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/09/2022, às 17h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Maior campeonato de futebol do planeta, a Copa do Mundo de 2022 será realizada entre os dia 20 de novembro e 18 de dezembro no Catar, país localizado na parte ocidental do continente asiático. O Brasil está no grupo G e os três primeiros jogos vão cair em dia útil e no horário do expediente:

  • 1º rodada, dia 24/11 – quinta-feira, às 16h de Brasília: Brasil x Sérvia;
  • 2º rodada, dia 28/11 – segunda-feira, às 13h de Brasília: Brasil x Suíça; e
  • 3º rodada, dia 02/12 – sexta-feira, às 16h de Brasília: Brasil x Camarões.

A pergunta que não calar é: o trabalhador tem direito a folga nos jogos do Brasil ou, pelo menos, a sair mais cedo para conseguir assistir às partidas com os amigos e familiares? Afinal, neste ano, a seleção brasileira vai, mais uma vez, em busca do hexa.

Porém, para isso, precisa apresentar o melhor resultado entre as 32 nações que vão se enfrentar pela taça mais cobiçada no esporte. Ao todo, serão disputadas 64 partidas durante a Copa do Mundo de 2022.

A última Copa foi realizada na Rússia, em 2018, quando a França e a Croácia protagonizaram a final, vencida pelos franceses, que conquistaram o título de bicampeões mundial. Na ocasião, o time brasileiro terminou o campeonato em 6º lugar na classificação final.

+Quer economizar no posto de combustível? Apps ajudam a localizar gasolina barata

Copa do Mundo de 2022: curiosidades

Hoje em dia, mais de 200 países são filiados à FIFA, responsável pela organização do evento, mas apenas 7 times ganharam uma Copa do Mundo desde que foi criada, em 1930. Em geral, a competição é realizada em julho, mas pela 1ª vez ocorrerá no final do ano por conta do clima muito quente do país sede no meio do ano.

Outra curiosidade é que o Brasil é o único país que participou de todas as edições da Copa do Mundo promovidas até agora. A desse ano será a 22ª em que a seleção brasileira disputa o maior evento de futebol do globo.

O Brasil amarga um jejum de 20 anos sem vencer o mundial. Quem nasceu do segundo semestre de 2022 em diante ainda não viu o time canarinho sair vitorioso. Porém, é o que mais vezes saiu campeão, pois conquistou cinco das 21 edições passadas.

Inclusive, a seleção brasileira é o única a ostentar o título de pentacampeã do mundo. Além disso, foi a primeira a se tornar tricampeã, feito alcançado em 1970. Será que o hexa vem neste ano?

Confira abaixo a lista completa dos países que já venceram a Copa do Mundo:

  • Brasil: 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002);
  • Alemanha: 4 títulos (1954, 1974, 1990 e 2014);
  • Itália: 4 títulos (1934, 1938, 1982 e 2006);
  • Argentina: 2 títulos (1978 e 1986);
  • Uruguai: 2 títulos (1930 e 1950);
  • França: 2 títulos (1998 e 2018); e
  • Espanha: 1 título (2010).

+Voucher caminhoneiro e auxílio taxista voltam a ser pagos nesta semana; Veja datas

Trabalhador folga nos jogos do Brasil na Copa do Mundo?

O Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol. Desde cedo, muitas crianças sonham em se tornar jogador e ser convocado para jogar com a camisa da seleção brasileira é a meta de todos os atletas.

A importância do esporte é tamanha que, apesar do sistema presidencialista, o Brasil tem um Rei: Pelé. Obviamente, o título não tem relação com o poder de uma monarquia, como a da falecida rainha Elizabeth II, mas ele tem tanta popularidade quanto a monarca.

Apesar disso, os dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo não constam no calendário de feriados nacionais. Estados e municípios até têm autonomia para decretar ponto facultativo, mas isso valeria apenas para o afastamento dos servidores públicos.

Os trabalhadores de empresas privadas devem cumprir o expediente regular, exceto se o empregador optar por conceder folga, que pode ser integral (abranger todo o dia) ou parcial (apenas para o período ou mesmo horário dos jogos).

Porém, a empresa pode exigir que o horário não trabalhado seja compensado pelo funcionário. Se no mesmo mês, o acordo pode ser feito apenas de forma verbal. Porém, caso a compensação possa ser feita dentro dos seis meses seguintes, é necessário firmar acordo por escrito.

Vale ressaltar que faltar de forma deliberada, sem que o empregador tenha liberado o colaborador para assistir aos jogos, pode trazer consequências negativas, como o desconto do salário do dia do jogo e também dos dias de feriados e repouso.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.