Correios Edital 2020: 4.462 vagas abertas para jovem aprendiz

A seleção dos Correios visa ao preenchimento de vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para jovens aprendizes em diversas regiões do país

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 30/03/2020, às 11h51 - Atualizado às 14h04

Divulgação

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) divulgou nesta segunda-feira, 30, o edital do processo seletivo com um total de 4.462 vagas para jovem aprendiz. A seleção visa ao preenchimento de vagas imediatas e formação de cadastro de reserva em diversas regiões do país, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros Estados, além do Distrito Federal.

De acordo com o edital, as oportunidades são para as formações de assistente administrativo e assistente de logística, nas modalidades presencial ou à distãncia. Os interessados devem ter entre 14 e 22 anos de idade completos no ato da contratação; estar cursando, pelo menos, o 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série); ter matrícula e frequência escolar (caso não tenha concluído o nível médio); não ter contrato anterior como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com a empresa; e não ter concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem similar ao oferecido.

Serão considerados diferenciais para a seleção conhecimentos sobre noções básicas de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet.

Os jovens aprendizes dos Correios receberão R$ 1.045 por mês, mais os benefícios de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação. A jornada será de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias. O Programa de Aprendizagem dos Correios terá duração de um a dois anos.

Correios Aprendiz 2020: veja as atribuições do jovem aprendiz

De acordo com o edital, são atribuições do jovem aprendiz dos Correios as seguintes atividades: transportar documentos entre as áreas internas; receber e expedir documentos; arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos (organizar ambientes e verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado); manter arquivos ordenados e atualizados; executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar, por mensagens eletrônicas, os clientes internos; realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retroprojetor; realizar atendimento telefônico; auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado; prestar informações sobre os serviços e produtos dos Correios, cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pela entidade qualificada.

Correios Aprendiz 2020: como participar do processo seletivo

Os interessados em participar do processo seletivo devem efetuar a inscrição a partir desta terça-feira, 31, no link https://bit.ly/2ULyjNU (encurtado e seguro). O prazo de inscrições para jovem aprendiz dos Correios vai até 30 de abril.

O processo seletivo para jovem aprendiz dos Correios será composto por quatro etapas: inscrições, de caráter classificatório; comprovação de requisitos, com caráter eliminatório; exames médicos pré-admissionais, também de caráter eliminatório; e contratação.

+++ Confira todas as informações sobre o edital dos Correios para vagas de jovem aprendiz, incluindo a descrição do programa, na página específica sobre o processo seletivo.

Contratação de jovens aprendizes aumenta

aprendiz vagas de aprendiz

Leia também

CPAT de Campinas SP reduz horário de atendimento ao público por causa do coronavírus
Carrefour abre 5.000 vagas de emprego em todo o Brasil
Prefeitura de São Paulo abre 260 vagas de emprego no Hospital de Campanha do Anhembi
Senac RJ promove Feira Virtual com mais de 3 mil vagas de emprego e estágio
Vagas de emprego caem 1,5% semana a semana nos EUA em meio a surto de coronavírus

Sobre Correios

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.

Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.

Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

Caixa paga hoje R$ 400,00 para beneficiários do Auxílio Brasil. Veja lista

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta