Veja no que você deve investir no mercado de trabalho para o futuro e como fazer
Victoria Batalha Publicado em 05/12/2022, às 11h48 - Atualizado às 11h57
Acompanhar as mudanças constantes do mercado de trabalho pode ser difícil, a todo momento surgem novas habilidades, técnicas e conhecimentos que ficam em alta. Por isso, especialistas e pesquisas existem para ajudar profissionais a ficarem sempre no mesmo pé das novas tendências e conseguirem se atualizar.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, quando estamos falando sobre habilidades no mercado de trabalho no futuro, a Inteligência Artificial (IA) vai ser um dos geradores de empregos. A automação e IA vão gerar cerca de 100 milhões de vagas nos próximos três anos, além de trazer mudanças em funções que já existem.
Outra pesquisa feita pela Microsoft apontou que muitos empregos surgirão no metaverso; 52% dos entrevistados falaram que estão abertos para trabalharem em ambientes digitais e imersivos
Atualização constante e comunicação
As habilidades que exigem comunicação oral, escrita, inteligência emocional e relacionamentos interpessoais continuarão em alta, em qualquer área.
É importante também sempre se manter atualizado, principalmente se o profissional tem interesse em seguir nessas futuras carreiras, que irão existir daqui a dez anos. É importante sempre manter o pensamento a longo prazo.
Autoconhecimento
É importante ter informações sobre você mesmo, como profissional. Por exemplo, se prefere trabalhar sozinho ou em grupo, se prefere atividades que exigem muita concentração ou criatividade. O autoconhecimento é fundamental para identificar o que você procura como profissional e qual caminho pretende seguir em sua carreira.
Qualificação técnicas
As habilidades técnicas, conhecidas também como hard skills, são essenciais e fazem todo o diferencial em vagas de empregos. É importante sempre ver quais são as habilidades mais pedidas para as vagas que pretende se candidatar e então se qualificar para poder assumir esses cargos. Além disso, as habilidades sempre estão mudando, atualmente, o conhecimento no Excel é tão exigido quanto o inglês, para vagas em todos as áreas.