As soft skills são cada vez mais procuradas por recrutadores e empresas, que buscam profissionais que saibam liderar equipes e encontrar soluções para problemas
Victoria Batalha Publicado em 27/09/2022, às 11h00
Além da busca por profissionais qualificados e treinados, a procura por trabalhadores que possuam habilidades sociais e comportamentais também está em alta e ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho. Essas habilidades também são conhecidas como soft skills.
Soft skills são as habilidades comportamentais e sociais que uma pessoa pode ter, como a habilidade em falar em público, em lidar com situações de estresse, encontrar soluções, conviver com outras pessoas e de saber liderar. Atualmente, existem cursos específicos para ter uma melhora nessas habilidades, como cursos de oratória, que são uma alternativa para pessoas tímidas que possuem dificuldade para se expressar e falar em público.
+++ Veja cinco dicas de comportamento pessoal para ter sucesso na carreira
Segundo o relatório do LinkedIn, Global Talent Trends, publicado em 2019, 89% dos recrutadores falaram que geralmente quando uma contratação não dá certo, é pela falta de habilidades sociais do candidato. No caso, mesmo quando a pessoa é contratada pelas suas habilidades técnicas (hard skills), acabam não durando muito no cargo pela falta de habilidades sociais.
As soft skills servem para qualquer tipo de emprego, já que podem ser usadas em qualquer situação. Também são importantes para quem trabalha de maneira remota, mesmo que seja um meio de trabalho onde não exista tanta interação com colegas de trabalho. Afinal, é exatamente por ser tudo feito remotamente, que a pessoa precisa saber se comunicar, para ter o máximo de clareza possível entre ambos os lados.
Para treinar e desenvolver soft skills existem diversas opções atualmente, como cursos voltados para o tema, mas também é possível incluir no seu dia a dia sem nenhum custo. Crie uma rotina, seja paciente e tenha disciplina. Aprenda a ouvir seus colegas de trabalho, como dicas, conselhos e opiniões alheias. Se arrisque a assumir novos projetos e tome a liderança quando sentir que é o momento. Com a prática e treinamento, cada atitude se tornará mais fácil.
+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.