Etarismo: o que é e como evitar dentro do mercado de trabalho

Segundo pesquisa, 47% das pessoas disseram que já sofreram algum tipo de etarismo dentro no trabalho

Victoria Batalha   Publicado em 27/10/2022, às 09h38 - Atualizado às 09h47

Freepik

Etarismo é a discriminação com pessoas devido a idade, principalmente quando julgam que pessoas mais velhas são atrasadas ou incapazes de realizar algumaa atividade devido a sua idade. O etarismo não acontece apenas em ambientes de trabalho, mas é bastante comum nas empresas. Segundo uma pesquisa realizada pela Zety, com 2 mil pessoas, 47% das pessoas entrevistadas afirmaram que sofreram algum tipo de preconceito devido a idade dentro do trabalho e 39% disseram que já presenciaram esse tipo de discriminação.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, as mulheres passam a sofrer esse preconceito ainda mais cedo, aos 37 anos já sentem o etarismo enquanto homens passam a sentir com 41 anos. 4 a cada 10 entrevistados também falaram que acreditam que a idade pode afetar sua promoção dentro do trabalho e 3 a cada 10 millennials (pessoas nascidas entre 1981 e 1999), sentem que suas habilidades irão ficar obsoletas em 5 anos.

A pesquisa apontou também que 47% dos entrevistados já tiveram um emprego negado devido a idade; 39% foram rejeitados antes mesmo de realizarem a entrevista; 32% foram negados uma promoção no emprego devido a idade; 19% não puderam nem aplicar ao trabalho; 17% chegaram a ser despedidos por causa da idade. 51% dos Baby Boomers estão preocupados que não serão promovidos no trabalho por conta disso.

Como evitar o etarismo no trabalho

A frequência de demissão com pessoas de 40 anos é muito maior do que imaginamos e as justificativas para isso são várias, como o alto custo de manter um funcionário experiente ou que a produtividade é menor. Porém, existem maneiras de combater o etarismo dentro do mercado de trabalho, como recrutar candidatos às cegas, sem observar a idade e gêneros dessas pessoas. Nesse ponto, o recrutador deve avaliar as competências dos candidatos, assim não ocorre o risco de existir uma discriminação por idade ou gênero. Outra alternativa é a inclusão, programas de contratação para pessoas mais velhas e também o incentivo em criar um ambiente de trabalho mais saudável e respeitoso.