Descubra como responder essa pergunta de maneira clara e objetiva, de forma que chame a atenção dos recrutadores
Victoria Batalha Publicado em 24/10/2022, às 11h59 - Atualizado às 12h08
Quem já passou por processos seletivos e chegou na etapa de entrevista de emprego com certeza já ouviu a seguinte pergunta: “Fale sobre você”. Apesar de parecer um questionamento fácil, pode causar muito desconforto e ansiedade na hora de responder ao recrutador. Porém, é nesse momento que o candidato deve aproveitar para falar bem e destacar pontos importantes sobre si, como experiência profissional e soft skills (habilidades comportamentais).
Quando o recrutador direcionar a temida pergunta a você, comece agradecendo pela oportunidade em realizar a entrevista, então resuma os principais pontos de sua carreira até o momento. Também é válido dizer o que você fez de importante e quais eram suas responsabilidades de acordo com o cargo anterior. É sempre necessário falar sobre os resultados positivos que você trouxe para o seu antigo emprego como profissional. Em caso de entrevista para primeiro emprego, é possível falar usando sua experiência durante a graduação e/ou estudos.
Não existe uma resposta padrão para essa pergunta, porém, existem pontos importantes que você deve mencionar ao responder, que são:
Procure não demorar muito em sua resposta, o que pode ser muito difícil já que neste momento, você pode querer mostrar interesse e falar sobre suas experiências com detalhes. Para que a resposta não se alongue mais do que deveria, é bom já comparecer a entrevista com uma resposta um pouco memorizada ou listar os pontos importantes que você falar.
+++ 7 coisas que não devem ser feitas em uma entrevista de emprego
Evite falar de maneira cronológica, desde a faculdade e cada emprego ou experiência que você teve. Escolha sempre os mais relevantes e que combinem com o cargo e a empresa. Também fuja de tentar falar sobre assuntos que você não domine muito bem. Além disso, não responda a pergunta falando sobre experiências e conquistas pessoais, os recrutadores estão interessados em sua experiência profissional.