O processo seletivo do Cataratas será às cegas para focar apenas nas habilidades do seu candidato e tem como objetivo a diversidade; saiba mais
Victoria Batalha Publicado em 01/11/2022, às 07h31 - Atualizado às 07h41
O Grupo Cataratas está com inscrições abertas para o seu programa de Trainee Todas as Formas, o processo seletivo será feito às cegas, ou seja, sem ver o candidato para focar apenas em suas habilidades e também terá como foco a diversidade, visando contratar mulheres, mães, pessoas negras, pessoas indígenas,+50, PCD e pessoas LGBTQIAP+. Ao todo são quatro vagas disponíveis para atuar nas principais atrações turísticas do Rio de Janeiro, como o BioParque do Rio, Paineiras Corcovado e o AquaRio. As inscrições vão até o dia 13 de novembro.
O programa oferece duas áreas de atuação, a de Operações Cataratas, onde o candidato selecionado será responsável pela experiência dos visitantes, cuidando do fluxo de pessoas e ajudando nos serviços de governança, segurança, relacionamento, manutenção e recepção. A outra área é a de Técnicas Cataratas, onde o trainee ficará com a responsabilidade de bem-estar dos animais, transitando nos locais de manejo, veterinária, laboratório, zootecnia, bem-estar e educação ambiental dos convidados.
Para participar é preciso fazer parte de um ou mais grupos plurais (mães, mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência, +50, LGBTQIAP+). Ter se graduado entre 2019 e 2022.2, ter disponibilidade para viajar ou se mudar de cidade, disponibilidade para atuar em qualquer área da empresa, trabalhar durante os finais de semana e feriados e atender sete dos 21 diferenciais disponíveis (Trabalho voluntário/social comprovado; Experiência profissional maior que 01 (um) ano; Estágio maior que 01 (um) ano; Doador de medula ou órgão; Intercâmbio Acadêmico; Empresa Jr.; Iniciação científica; Especialização mestrado/doutorado cursando ou concluído; Especialização Pós-graduação/MBA concluído; Monitoria de faculdade; Pacote Adobe avançado; Libras intermediário; Inglês avançado; Espanhol Avançado; Outro idioma avançado; Excel avançado; Power BI ou similar avançado; Powerpoint avançado; Canvas avançado; Publicação de artigo científico ou livro; Palestrou em algum congresso acadêmico ou profissional).
Os benefícios de estagiar no Grupo Cataratas são plano de saúde, odontológico, vale-refeição e/ou vale-alimentação, vale-transporte ou combustível, seguro de vida, gympass, shiatsu, programa viver bem (com acompanhamento nutricional), acompanhamento psicológico, horário flexível, vale cultura interno, auxílio farmácia, auxílio creche, jóias cataratas, day off e estacionamento. O salário não foi divulgado. Ainda é oferecido um plano de desenvolvimento e carreira, com cursos, treinos e plano de carreira.
Para se candidatar a uma das quatro vagas disponíveis, a pessoa interessada deve acessar o Site do Programa Trainee de Todas as Formas e se inscrever até o dia 13 de novembro.
A seleção será feita às cegas nas primeiras etapas, onde os recrutadores não terão acesso ao rosto e outras informações do candidato, reduzindo as chances de vieses inconscientes.
Fundada em 1999 com o desafio de assumir a gestão de visitação no Parque Nacional do Iguaçu, o Grupo Cataratas se consolidou como uma concessionária de ecoturismo e hoje administra seis parques que, juntos, recebem mais de 4 milhões de visitantes anualmente. Em 2011, assumiu a concessão do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, declarado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade. Um ano depois, com a Paineiras Corcovado, se tornou responsável pelos serviços de transporte em vans oficiais e operação do Centro de Visitantes Paineiras, espaço destinado a receber turistas no Parque Nacional da Tijuca.
O Grupo Cataratas tem por missão prover experiências transformadoras e gerar impacto positivo, ressignificando a relação das pessoas com a natureza para gerar maior consciência de conservação da biodiversidade.
Outros ativos ligados à natureza que tem o Cataratas à frente de sua operação são o Zoológico do Rio de Janeiro, um dos mais antigos do país, que a partir de 2020 terá um novo conceito alinhado com as melhores práticas mundiais de bem-estar animal e foco em educação, pesquisa e conservação; o Aquário Marinho do Rio de Janeiro que foi inaugurado em 2016 e se estabelece como um dos três principais atrativos turísticos da cidade e, por último, o Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, complexo que ajuda a resgatar a história das missões jesuíticas no Sul do país.