Com o programa, o governador de São Paulo João Doria pretende gerar um milhão de empregos
Douglas Terenciano Publicado em 04/06/2019, às 14h20
Nesta terça-feira, dia 4 de junho, o governador de São Paulo João Doria lançou o programa Meu Emprego, uma plataforma on-line que integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo do Estado. Além disso, o site disponibiliza um sistema para registro de cursos pelas prefeituras paulistas, afim de atender as demandas atuais do mercado de trabalho por mão de obra qualificada.
Com o programa, o número de vagas de qualificação foi ampliado em 25% em todo o Estado, passando de 103 mil, para 130 mil vagas. “A ampliação deste programa de qualificação vem muito dentro da nossa proposta de governo. Desde o início, ainda na campanha, falávamos em geração de emprego como uma de nossas prioridades. Gerar empregos é gerar oportunidades, é qualificar”, comentou Doria. “Vamos juntos fazer com que o programa Meu Emprego proporcione uma oportunidade real de reduzir o desemprego no Estado de São Paulo. E ao fazer aqui, estamos contribuindo também para que o Brasil evolua na redução do índice de desemprego”, comentou o governador.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico é responsável pela plataforma www.meuemprego.sp.gov.br, que concentra as informações dos programas estaduais de qualificação e empregabilidade para acesso da população. O portal também visa criar um sistema para registro de demandas de cursos por parte das prefeituras paulistas. A partir da identificação da demanda dos municípios e das necessidades do mercado de trabalho local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico avaliará a oferta de qualificação para cada região.
“Estamos trabalhando com o Sebrae e todos os outros provedores de qualificação, públicos e privados, para que a gente possa expandir ainda mais as vagas para os próximos anos. Temos uma demanda reprimida bastante grande e precisamos todos trabalharmos juntos”, comentou Patricia Ellen, secretária da pasta de Desenvolvimento Econômico.
Em quatro anos o Programa Meu Emprego propõe gerar um milhão de empregos. “Nosso anseio é superar essa meta de um milhão de empregos, e é possível. Só nos polos de desenvolvimento econômico, que anunciamos aqui, temos no polo automotivo, fiz os cálculos entre GM, Ford, Honda, Toyota e Scania, já anunciamos 105 mil empregos, entre diretos e indiretos”, comentou João Doria, sobre o compromisso das empresas quantos aos empregos gerados nos próximos quatro anos.
Veja, a seguir, a lista dos programas de qualificação e empregabilidade oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Meu Emprego
Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego que proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. Os beneficiários receberão qualificação profissional para atuação em áreas de zeladoria predial e urbana e atuarão em atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais em contrapartida ao benefício financeiro oferecido pelos municípios.
Os egressos recebem apoio para obtenção da carteira profissional e são inseridos em iniciativas de qualificação profissional e intermediação de mão de obra para sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
Tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e conscientizar o empresariado. O programa de assistência ao deficiente físico foi remodelado e passará a oferecer cursos de qualificação profissional.
O oferece cursos gratuitos de qualificação profissional de curta duração, de 100h a 160h, para jovens e adultos em busca de uma oportunidade no mercado ou de geração de renda. Os cursos são oferecidos de acordo com demandas locais e dinâmicas regionais de empregabilidade.
Oferece cursos de qualificação profissional básica de curta duração na área de construção civil, especificamente de pintor de obras e edificações, com enfoque na qualificação profissional para a reintegração social. As aulas teóricas geralmente são ministradas na unidade prisional, e as aulas práticas são realizadas em equipamentos públicos, garantindo sua revitalização durante o curso. Neste momento, há priorização para execução das aulas práticas nas escolas estaduais paulistas.
O São Paulo Criativo é uma iniciativa com enfoque na qualificação e formação profissional para o desenvolvimento da criatividade, em um ambiente de aprendizagem que favorece a inovação e o empreendedorismo. A carga horária é de 160h a 230h e o objetivo é contribuir com a geração de emprego e renda nas áreas de Tecnologia, design, artes, gastronomia, arquitetura, marketing digital, dentre outras que compõem o setor da economia criativa.
O Novotec dá oportunidade aos alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de cursarem também o Ensino Técnico profissionalizante. O programa oferece duas modalidades: Novotec Expresso, com cursos de curta duração e o Novotec Virtual, com cursos complementares à distância.