A jornada de trabalho com 4 dias traz outros benefícios, como aumento da produtividade e bem-estar dos colaboradores
Victoria Batalha Publicado em 24/04/2023, às 11h54 - Atualizado às 11h58
Recentemente o Chile aprovou a redução da carga horária de trabalho para 40 horas semanais, a diminuição será realiza de forma gradual e é o país da América Latina com a menor jornada de trabalho, juntamente do Equador. No Brasil, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) define uma carga de 44 horas.
Desta forma, o Chile vai em breve também adotar a semana de quatro dias de trabalho e três dias para descanso, uma aparente tendência mundial. O Reino Unido terminou um teste com a jornada também reduzida no modelo 4x3, onde 91% das 61 empresas que participaram do estudo 4 Day Week Global vão continuar mantendo o sistema.
As empresas do Reino Unido que participaram disseram que em uma escala de 0 a 10, a produtividade foi de 7,5 e as receitas tiveram um aumento de 35% nos meses em que aconteceram os testes, além disso, teve menos faltas dos funcionários e mais contratações.
A jornada 4x3 tem como objetivo oferecer mais tempo livre de descanso para os colaboradores e também aumentar a produtividade. Nesse modelo, são quatro dias de trabalho e três para descanso, mantendo o salário integral e sem nenhum corte. Assim, a jornada passa a ser de 32 horas semanais.
Os benefícios da jornada reduzida incluem mais bem-estar para os profissionais, reduz os gastos da empresa, motiva os colaboradores e também aumenta a produtividade, já que estão mais descansados.
Alguns países já incluem a jornada reduzida, como a Escócia, Islândia, Bélgica e o Emirados Árabes Unidos.
Os Emirados Árabes Unidos foi o primeiro país a implementar a jornada reduzida, que está em vigor desde janeiro de 2022, porém, o modelo só é obrigatório para os órgãos públicos e opcional para as empresas privadas.
Na Bélgica, os trabalhadores têm a opção entre trabalhar 4 ou 5 dias por semana, caso queiram trabalhar 45 horas em uma semana, podem reduzir a carga na próxima semana.
A Islândia apenas 1% da população trabalhava na escala 4x3 entre 2015 a 2019, agora a jornada foi reduzida de 40 horas para 35 ou 36, sem nenhum corte na remuneração dos profissionais.
Já na Escócia, está em fase de testes, as empresas que estão participando da jornada reduzida estão recebendo apoio de 10 milhões de euro do governo.