Algumas empresas já estão adotando o sistema 4x3, ou seja, quatro dias de trabalho e três de descanso; saiba mais sobre a nova modalidade
A ideia de trabalhar apenas quatro dias por semana pode parecer um pouco estranha de início, mas já é algo que está sendo colocado em alguns países, tais como França, Dinamarca, Islândia, Bélgica e Emirados Árabes Unidos. Agora, esse modelo também está sendo colocado em prática por algumas empresas no Brasil. Vale lembrar que esse sistema de trabalho é conhecido também como 4x3, onde são quatro dias trabalhados e três dias de folga.
Não há nada que impeça empresas de adotarem esse sistema de trabalho. Isso porque a legislação apenas não permite que seja trabalhado mais de 44 horas semanais (8h diárias) e não menos do que isso, sendo possível trabalhar 32 horas semanais ou quatro dias por semana.
É preciso ressaltar que caso a empresa tenha adotado esse método, o trabalhador não perderá nenhum de seus direitos básicos como o FGTS, férias, 13º, seguro-desemprego ou sofrerá uma redução em seu salário.
A empresa de artigos para animais, Zee.Dog. adotou esse sistema desde 2020, onde toda quarta-feira é dia de folga, relatou que houve um aumento na produtividade de 20% e que perceberam que os funcionários se tornaram mais objetivos na resolução de problemas e durante as reuniões.
LEIA TAMBÉM
Ainda existem outros benefícios, além de uma rotina menos estressante para o profissional, uma pesquisa realizada pelo Platform UK em 2021, mostrou que trabalhar quatro dias por semana também traz pontos positivos para o meio ambiente. De acordo com o estudo, há uma diminuição de 21% da emissão de carbono quando se adota o sistema 4x3.
A organização não governamental 4 Day Week também apresentou outros dados relevantes, como 63% das empresas conseguiram atrair e reter mais talentos e 78% disseram que se sentem mais felizes e menos estressados com assuntos relacionados ao trabalho.
+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.