Pesquisa da Infojobs mostrou que essa prática ainda é vivenciada pela maioria dos profissionais no mercado de trabalho. Gerações mais jovens duvidam do profissionalismo dos mais velhos
Pedro Miranda Publicado em 25/02/2023, às 14h55
Etarismo é o preconceito contra as pessoas devido à sua idade. Os estereótipos de idade são tão comuns que um termo para eles foi criado. O preconceito de idade não é apenas algo que apenas os jovens fazem — é algo que as gerações mais velhas também costumam praticar. E uma pesquisa realizada pela Infojobs mostrou que essa prática ainda é comumente vivenciada pela maioria dos profissionais no mercado de trabalho.
Dados coletados de mais de 2.222 profissionais indicaram que cerca de 57% dos entrevistados sofreram alguma forma de discriminação com base na idade. A maioria dos participantes da pesquisa (55%) fazia parte da geração X, 36% pertencia à geração Y e 9% pertencia à geração Z.
A Geração Y — nascida entre 1980 e 1989 — acha-se desvalorizada por ser mais jovem que a Geração Z — nascida entre 1990 e 2010. Mais de 73% dos profissionais entrevistados concordam que são tratados diferentemente devido à idade. Por outro lado, 66% dos profissionais da Geração X (nascidos entre meados dos anos 1960 e 1979) acreditam que as gerações mais jovens duvidam do profissionalismo deles.
É comum que as gerações mais velhas entrem em conflito com as mais novas devido a diferentes visões de mundo. O estudo descobriu que 76% das pessoas da geração Y ou Z acreditam que seus colegas X resistem às ideias de colegas de trabalho mais jovens. Mais de 80% dos entrevistados disseram que as diferenças geracionais são comuns no ambiente de trabalho. E mais da metade deles teve que lidar com essas diferenças em seus empregos.
As pessoas mais jovens que vivem com os mais velhos melhoram o desenvolvimento profissional. E 82% dos entrevistados se sentem assim, apesar das divergências. Outros motivos de conflitos são as diferenças de posturas e posições no ambiente de trabalho, 37% dos entrevistados listaram esse motivo como a principal causa de embates. Outras causas incluíam falar de maneira diferente, listada em 17% das vezes como a principal causa de conflito.
Por outro lado, 52% dos funcionários acreditam que os recursos humanos da empresa não devem se concentrar em lidar com conflitos intergeracionais. Mesmo assim, é papel da área de gestão de pessoas a manutenção do clima organizacional em que todos se sintam ouvidos e valorizados.
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