Serviços como habilitação do seguro-desemprego e auxílio emergencial são oferecidos desde abril com agendamento pela central 156
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 29/06/2020, às 09h23
As 14 unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), da Prefeitura de São Paulo, já atenderam mais de 40 mil pessoas, desde a reabertura parcial da rede de postos, em 29 de abril. Focado no atendimento à população que está com dificuldade de acessar serviços como a habilitação do seguro-desemprego e o requerimento do auxílio emergencial do governo federal, o Cate ajuda o público que está com agendamento prévio pelos serviços da central 156 ou pelo portal do serviço nos pedidos dos benefícios.
"Retomamos o atendimento do Cate com nove unidades nas regiões periféricas e nesse período ampliamos para 14 unidades, das 24 que estão fechadas. O trabalho foi intersecretarial, em parceria com a Secretaria de Inovação e Tecnologia que intensificou o atendimento pelo 156 e já ultrapassou os 100 mil agendamentos, além de abrir unidades do Descomplica", explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. "Todas as ações foram planejadas visando reduzir a circulação das pessoas na capital, diante da pandemia pelo coronavírus, preservando as equipes de atendimento e sobretudo buscando ajudar a quem mais precisa em um dos momentos mais críticos da cidade".
Nesses dois meses foram habilitados 19.265 seguros-desempregos de cerca de 30 mil atendimentos deste serviço. Até o dia 25 de junho o atendimento já tinha tido 34% de aumento em relação ao mês de maio, quando 8.022 habilitações do seguro-desemprego foram realizadas. Os pedidos indeferidos no período foram por falta dos documentos necessários para realizar o serviço ou por impedimentos que só podem ser resolvidos diretamente com os órgãos ligados à Superintendência do Trabalho.
Mais de 8 mil pessoas passaram pelos Cates para realizar o requerimento do auxílio emergencial, desde abril. Por volta de 43% do público atendido conseguiu solicitar o serviço por estar dentro do perfil para receber o benefício do governo federal. No ato do atendimento, a equipe técnica já orienta o cidadão se o auxílio está liberado ou sob análise da Caixa Econômica Federal. Os que tiveram o pedido negado ou não estavam dentro das regras estabelecidas pelo governo federal ou já tinham feito o pedido e buscaram outro suporte nos Cates. "É um significativo número de pessoas que estava impossibilitada de resolver os problemas pessoais por falta de orientação e suporte tecnológico. Agora elas já podem se reorganizar pelo período de abrangência do programa federal", salienta Aline Cardoso.
Para esta semana são esperados por volta de 5,4 mil pessoas para realizar os serviços de habilitação do seguro-desemprego e o auxílio emergencial. O público é atendido sendo verificados antes se trouxeram toda a documentação necessária para o andamento do serviço. No local, é obrigatório usar máscara e caso o cidadão não esteja com a proteção é oferecida um modelo de tecido e álcool em gel.
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.