O LinkedIn realizou uma nova pesquisa para descobrir quais são as hard skills mais procuradas pelas empresas atualmente
Victoria Batalha Publicado em 26/10/2022, às 10h38 - Atualizado às 10h45
Um dos assuntos em alta no mercado de trabalho são as soft skills, as habilidades interpessoais, mas as hard skills, que são as habilidades técnicas, ainda são muito importantes e valorizadas dentro de qualquer currículo. Por exemplo, as hard skills são habilidades como, conhecimento em excel, em alguma linguagem de programação como Java ou outro idioma, como inglês ou espanhol.
O LinkedIn publicou uma pesquisa das hard skills e soft skills mais procuradas pelos recrutadores e empresas. Confira a lista de habilidades técnicas mais buscadas de acordo com a rede social corporativa:
Blockchain: é o conhecimento em uma ferramenta relacionada a serviços financeiros com criptomoedas. O Blockchain registra e guarda informações permanentemente, o que dificulta a alteração ou invasão em bancos de dados.
Computação em nuvem/Cloud Computing: voltado para pessoas de TI que tem conhecimento em armazenamento de dados, redes, servidores de web e sistemas de gerenciamento de banco de dados.
Inteligência Artificial (AI): é uma habilidade voltada para criar sistemas ou computadores que irão imitar a inteligência humana.
UI/UX Design: UI é sobre o design da interface do usuário enquanto UX é ao design da experiência de quem usa.
As hard skills citadas são especificamente voltadas para o TI, mas existem outras habilidades técnicas que ainda são muito buscadas e importantes para quem deseja entrar no mercado de trabalho, não importa a área. Habilidades como: outro idioma, conhecimento no Pacote Office (Word, Excel, Power Point), programação, análise de dados, gerenciamento de redes sociais, Pacote Adobe (Photoshop, Illustrator, etc), escrita, logística, etc.
Para encaixar as habilidades dentro do currículo, é possível ir colocando de acordo com as experiências profissionais, por exemplo, ao citar algum cargo e suas funções, diga que usava alguma hard skill para exercer aquele trabalho, como o excel. Também é possível criar uma seção de habilidades, colocando quais hard skills você tem e o seu nível de conhecimento.