Segundo pesquisa, aumentou o número de empresas que estão a procura por profissionais que possuem green skills ou habilidades verdes
Victoria Batalha Publicado em 03/10/2023, às 10h35 - Atualizado às 10h39
Uma pesquisa realizada pela ManpowerGroup revelou o aumento da busca por profissionais que possuem green skills ou habilidades verdes como pode ser chamado, além de ter listado quais cargos estão com uma busca maior com profissionais que tenham essas habilidades.
Conforme o estudo, 34% das empresas estão tentando entender e definir os requisitos para empregos verdes e cargos que precisem dessas habilidades ainda. Porém, 56% dos entrevistados responderem que a maior dificuldade é encontrar os profissionais que sejam qualificados. As áreas que mais procuram por profissionais com essas habilidades são:
"Green skills", ou habilidades verdes em português, refere-se às competências e conhecimentos necessários para trabalhar de forma sustentável em setores relacionados ao meio ambiente e à economia verde. Estas habilidades são essenciais para enfrentar os desafios ambientais e promover o desenvolvimento sustentável.
As habilidades não estão limitadas apenas a profissões diretamente ligadas à ecologia ou conservação ambiental, mas também se aplicam a uma variedade de setores, incluindo energia renovável, construção sustentável, agricultura orgânica, gestão de resíduos, tecnologia limpa, entre outros.
As green skills envolvem uma combinação de conhecimentos técnicos, habilidades práticas e competências socioemocionais. Por exemplo, trabalhadores com green skills podem entender princípios de eficiência energética, ter habilidades em energias renováveis, saber como implementar práticas agrícolas sustentáveis ou possuir conhecimentos em gestão de recursos naturais.
Um relatório feito pelo LinkedIn a respeito das “green skills”, também mostrou que os cargos que exigem essas habilidades, não são sempre empregos verdes, ou seja, empregos na área de sustentabilidade e ambiente. Como 19% da busca são para gerente de conformidade, 11% para gerente de instalações e 8% técnico de representante de vendas.
Ainda de acordo com a rede corporativa, entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023, teve um aumento de pelo menos 15,2% de vagas de emprego que procuram por profissionais que tenham ao menos uma green skill.