MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Entenda o que são Green Skills, também chamado de “Talentos Verdes”

Nos últimos cinco anos teve um aumento de 8% na procura por profissionais chamados de "talentos verdes" dentro do mercado

Green Skills está em alta no mercado
Green Skills está em alta no mercado - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/02/2023, às 08h54 - Atualizado às 09h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Dentro do mercado de trabalho sempre se é falado sobre a importância das soft skills (habilidades comportamentais) e hard skills (habilidades técnicas), porém, você sabe o que são as Green Skills, também conhecidas como Talentos Verdes? 

Sustentabilidade e empresas é um assunto que vem sendo cada vez mais debatido, por isso a contratação dos talentos verdes vem aumento de maneira muito mais rápida em relação a outros profissionais. Pelo menos é o que diz o relatório Global Green Skills Report 2022, da LinkedIn e foi publicada no final do ano passado. 

O relatório também mostrou que vagas exigindo habilidades verdes teve um aumento de 8% nos últimos cinco anos, porém, a parcela de talentos verdes teve um crescimento de apenas 6%. Em resumo, a demanda deve ficar maior do que o número de profissionais dentro do mercado.

Afinal, o que são Green Skills?

São habilidades voltadas para sustentabilidade e atividades econômicas. Essas habilidades são voltadas para diminuir poluição ou ajudar na conservação do meio ambiente. O LinkedIn aponta que no mundo não existem muitos profissionais com essas habilidades, mas dá ênfase que nem todos os profissionais ou habilidades precisam ser 100% voltadas para o tema, mas que consigam ir nesta direção.

Por exemplo, existem habilidades e medidas que podem ser adaptados para tornar um trabalho mais sustentável. Como em uma fábrica têxtil ou na área da moda, que poderiam usar materiais mais sustentáveis. Ou vendedores que optam por vendas onlines para evitar a poluição de uma viagem. Empresas que adotam veículos elétricos, etc. As opções são diversas e empresas precisam pensar em meios sustentáveis cada vez mais.

Um ponto importante, é que diferente do que se pensam, a maioria das vagas que pedem Green Skills não são para vagas necessariamente sustentáveis ou “empregos verdes tradicionais”. Ainda assim, é visto um crescimento nas carreiras exclusivas para o tema, como Gerente de Sustentabilidade, Ecologistas, Consultores Solar, etc. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.