Portugal inicia emissão de vistos para brasileiros buscarem empregos no país

O objetivo é ajudar a aumentar a força de trabalho do país. Mas alguns critérios precisam ser cumpridos para conseguir o visto de Portugal; saiba mais

Pedro Miranda   Publicado em 27/08/2022, às 11h13

Divulgação/Consulado Portugal

Um novo visto começou a ser emitido para cidadãos brasileiros que procuram emprego em Portugal. Com o documento, as pessoas interessadas terão 120 dias para encontrar um emprego e solicitar a residência no país. Caso a pessoa enfrente dificuldade, é possível solicitar ampliação do prazo por até 60 dias.

Portugal tem escassez de trabalhadores nas indústrias de serviços e turismo. Os novos procedimentos de imigração no país visam atrair imigrantes de forma organizada e regulamentada. O objetivo é ajudar a aumentar a força de trabalho do país. A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Como a medida já está em vigor, os brasileiros poderão solicitar vistos no consulado português no Brasil. Durante o período do visto, se empregados, os profissionais podem dar entrada na Autorização de Residência (AR) para regularização de moradia.

+++ Coca-cola está com inscrições abertas para programa de estágio e trainee; veja detalhes

Alguns critérios precisam ser cumpridos para conseguir o visto de Portugal

A norma estabelece que os estrangeiros da CPLP devem sair de Portugal se o contrato de trabalho não for realizado no prazo estipulado, podendo requerer o visto específico um ano após o vencimento do documento anterior.

Os interessados também poderão ter acesso fácil a aos números de identificação fiscal, que funciona como um CPF; e de Segurança Social e registro no Sistema Nacional de Saúde. Para obter o documento, o cidadão não deve ter antecedentes criminais e deve ter passagem de volta ao país de origem, pois o visto é temporário.

Em 2022, o número de brasileiros vivendo legalmente no país atingiu um recorde histórico de 252 mil pessoas. O levantamento foi divulgado recentemente pelo jornal "Diário de Notícias" com base em dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), agência responsável pelos departamentos de imigração nos países europeus.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Empregos no JC Concursos

empregos vagas de emprego