Confira o que a CLT fala sobre ter dois empregos formais e também como fica a contribuição para o INSS e aposentadoria
Victoria Batalha Publicado em 13/02/2023, às 09h51 - Atualizado às 10h00
Devido a muitas inseguranças na economia, muitas pessoas procuram formam de conseguir uma renda extra independente da época do ano, até mesmo procurando um segundo emprego. Porém, fica uma dúvida na cabeça de muitos profissionais, se é possível ter dois trabalhos formais ao mesmo tempo. Tire suas principais dúvidas sobre a questão no JC Concursos.
A resposta é sim! É possível ter dois empregados com carteira assinada ao mesmo tempo. Não há nada na lei que impeça um profissional de ter dois trabalhos de forma simultânea. Porém, é necessário analisar os contratos antes de dar esse passo, já que algumas empresas não permitam que o trabalhador preste serviços para outra empresa enquanto estiver trabalhando.
Desta forma, verifique o contrato antes de assiná-lo para que você não seja prejudicado no futuro. Existem outros pontos que é necessário verificar, como:
Outro ponto importante é em relação à aposentadoria e as contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Já que serão dois empregos, serão duas contribuições.
Os trabalhados com CLT contam como duas contribuições para o INSS, fazendo com que a aposentadoria possa, sim, ser maior. Porém, existe uma limitação no valor a ser pago para o instituto. O teto também sofre reajustes anualmente de acordo com o salário mínimo vigente. Caso a contribuição passe do valor do teto, será válido apenas uma contribuição previdenciária.