Prefeitura de São Paulo reabre todas as 25 unidades do Cate

População passa a contar com opção em todas as regiões da capital, com agendamento pela central 156 do seguro-desemprego e para o MEI

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 21/09/2020, às 09h19 - Atualizado às 09h25

Divulgação

A Prefeitura de São Paulo reabre nesta segunda-feira, 21, as duas últimas unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) que ainda estavam fechadas em Santo Amaro e Parelheiros devido a pandemia de Covid-19. Agora, são 25 postos à disposição da população que pode agendar pela central 156 os serviços de habilitação do seguro-desemprego e formalização para o MEI – Microempreendedor Individual.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho definiu a reabertura gradual do atendimento ao público ainda em abril, a fim de ajudar os moradores da cidade a ter acesso a benefícios como o auxílio emergencial do Governo Federal e também ao seguro-desemprego. Foram mais de 8 mil atendimentos para quem desejava requerer o auxílio emergencial. Dos mais de 70 mil atendimentos realizados para o seguro-desemprego, cerca de 50% foram habilitados, os demais se referem a pendências como falta de documentos que inviabilizaram a solicitação do benefício.

Quem busca por vagas de emprego conta com o cadastro on-line do Cate, que já ofereceu mais de 13 mil vagas em áreas da saúde, comércio, serviços, construção civil, entre outras. Os selecionadores do Cate avaliam os currículos e fazem a pré-seleção que pode contar com processo presencial agendado no posto ou virtual com as empresas.

O empreendedor que precisa formalizar o seu negócio ou buscar orientação de como aprimorar alguma atividade já existente pode agendar atendimento nos 25 postos da rede com os analistas de negócios da Ade Sampa, agência que atua em cooperação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O serviço também é oferecido de forma remota, desde o início da quarentena na cidade. Os interessados podem esclarecer dúvidas gerais sobre empreendedorismo, consultar sobre os cursos e serviços destinados ao MEI, linhas de crédito, entre outros.

empregos

Leia também

Magalu inscreve para programa de trainee exclusivo para pessoas negras
Inscrições abertas para vagas de estágio e trainee na International Paper
BRK Ambiental, Amanco, Tetra Pak e mais empresas somam 16.000 vagas
Tetra Pak abre inscrições para vagas de estágio e trainee
Magalu, PepsiCo, Vivo e mais empresas oferecem 8.780 vagas

Sobre Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.

Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.

O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.

Caixa paga hoje R$ 400,00 para beneficiários do Auxílio Brasil. Veja lista

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer