Prefeitura de SP oferece 450 vagas em cursos gratuitos de tecnologia

O programa StarTI realizará bimestralmente 14 turmas (350 vagas) em Santana, zona norte, e quatro turmas (100 vagas) em Santo Amaro, zona sul da capital

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 11/02/2020, às 10h57 - Atualizado às 11h02

Divulgação

A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para o programa StarTI, que conta com 450 vagas para os cursos gratuitos de introdução à programação web; montagem e manutenção de computadores e; atendimento ao cliente por meio da plataforma ZenDesk. Para se candidatar os jovens de 15 a 29 anos precisam comparecer até 13 de fevereiro a um dos dois locais (endereços abaixo) onde serão realizados o curso e fazer uma redação e um teste de matemática.

Oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Fundação Paulistana e do Instituto da Oportunidade Social – IOS, e com apoio da Secretaria Municipal da Educação, o programa StarTI realizará bimestralmente 14 turmas (350 vagas) em Santana, zona norte, e quatro turmas (100 vagas) em Santo Amaro, zona sul da capital.

“O setor de tecnologia é um dos mais democráticos do mercado de trabalho, no entanto, uma das dificuldades das empresas na hora de contratar são candidatos com pouca qualificação. Pensando nisso criamos o StarTI, justamente para dar oportunidade para jovens que buscam se capacitar e gerar renda por meio da criação de sites, manutenção de computadores e atendimento online”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

De acordo com assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o curso tem incentivo a formação de mulheres e afrodescendentes e possuem duração de 160 horas em aulas que vão de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã, tarde e noite. O curso de montagem e manutenção de computadores será realizado apenas em Santana.

Buscando atender o público vulnerável da cidade e garantir a frequência dos alunos, o StarTI arcará com os custos de transportes de até 20% dos participantes. Para ter acesso ao benefício, o candidato deverá comprovar renda de até um quarto do salário mínimo per capta na residência que mora.

O programa será realizado por oito meses. “Caso o programa tenha alta demanda temos a possibilidade de estender por mais oito meses para capacitar mais 1.000 jovens que estão em busca de aprender uma nova profissão e começar a trabalhar”, destaca Aline Cardoso.

Além da qualificação técnica, os participantes vão receber dicas e orientações para o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, conhecidas como "soft skills", como criatividade, inovação e atitude empreendedora.

Ao final do curso, os alunos receberão certificados e poderão participar do Programa IOS de Oportunidades, onde terão a chance de se candidatar as vagas de trabalho das empresas parceiras do programa. O Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) também fará a captação de vagas de emprego no setor, encaminhando os alunos para oportunidades de emprego.

Programa StarTI 2020: endereços para inscrições

Para participar, o interessado deverá comparecer a sede da IOS, localizada em Santana, ou a EMEF Professor Linneu Prestes, em Santo Amaro, até 13 de fevereiro, das 8h às 17h. É necessário apresentar RG; CPF; CPF dos pais ou responsáveis (menores de idade); comprovante de escolaridade; comprovante de residência (conta de água, luz e telefone – levar os três) e comprovante de renda de todos os moradores da residência. Pessoas com deficiência devem levar laudo médico atualizado.

Santana (Sede do Instituto da Oportunidade Social)

Santo Amaro (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professor Linneu Prestes)

Jovem conta como conseguiu o Emprego dos Sonhos

empregos

Leia também

Fundação Mudes oferece mais de 200 vagas de estágio nesta semana
Amanco Wavin Estágio 2020: inscrições abertas para diversas vagas
Raia Drogasil abre 163 novas vagas de emprego
Equinor prorroga inscrições para Programa de Estágio 2020
Adecco abre 308 novas vagas de emprego; veja os cargos disponíveis

Sobre Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.

Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.

O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

Caixa paga hoje R$ 400,00 para beneficiários do Auxílio Brasil. Veja lista

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer