As selecionadas devem comparecer a um dos quatro postos do Cate abertos para essa finalidade, entre 10h e 16h, com os documentos exigidos
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 08/03/2021, às 13h09 - Atualizado às 13h18
O Programa Operação Trabalho - POT Volta às Aulas, da Prefeitura de São Paulo, disponibilizou, na última sexta-feira, 5 , mais 191 vagas remanescentes para mães que foram pré-aprovadas para trabalhar nas escolas municipais. A convocação das mulheres será feita entre hoje e sexta, por e-mail e SMS.
As selecionadas devem comparecer a um dos quatro postos do Cate abertos para essa finalidade, entre 10h e 16h, com os documentos exigidos. A lista de convocação pode ser consultada neste link.
Nesta quinta, dia 3, os Cates receberam 293 mães entre 480 convocadas para entregar seus documentos. “Entendemos que muitas mães, como estas 187 que faltaram, não puderam entregar os documentos por diversos motivos, desde os pessoais e até por conta do deslocamento durante a pandemia. Por isso, estamos ampliando ao máximo o período de atendimento das mulheres que foram pré-selecionadas. A partir da semana que vem, defineremos nosso plano de trabalho para as possíveis vagas remanecentes ”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.
Ao todo, o programa tem ainda 650 vagas a serem preenchidas pelo não comparecimento das candidatas ou por mulheres que não levaram os documentos necessários.
Na segunda-feira, 1º de março, mais de 3.500 mães iniciaram as atividades nas escolas da rede municipal de ensino. As mulheres contratadas vão contribuir no reforço da aplicação dos protocolos sanitários e de distanciamento social nas escolas. Também vão ajudar no processo de conscientização e de aprendizagem das crianças sobre a necessidade das medidas de prevenção contra a Covid-19.
Para realizar o trabalho, as mulheres estão recebendo desde o dia 1º de março uma capacitação on-line na área de saúde e segurança sanitária. As atividades estão sendo desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, da Fundação Paulistana, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O programa conta com 166 horas de capacitação on-line por meio do Portal do Cate.
Liderado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Educação e da Saúde, o POT Volta às Aulas, conta com 4.590 vagas de trabalho na rede municipal de ensino para mães que vão atuar na orientação sobre os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19. Foram mais de 91 mil inscritas em dois dias de inscrições realizadas em 16 e 17 de fevereiro.
O programa abrange mulheres com idade entre 18 e 50 anos; moradoras da capital, desempregadas há mais de quatro meses e que não estão recebendo seguro-desemprego. Outras exigências é ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família e ter filho matriculado na rede municipal. As mulheres atuarão no projeto pelo período de seis meses.
empregosO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.