Duas pesquisas revelaram que os profissionais preferem home office nos dias que a seleção joga na Copa do Mundo 2022
Victoria Batalha Publicado em 07/12/2022, às 09h50 - Atualizado às 09h56
A Copa do Mundo 2022 deu início às quartas de finais e o Brasil joga contra a Croácia nesta sexta-feira (9) ao meio-dia. Segundo uma pesquisa feita pela empresa Robert Half no LinkedIn grande parte dos participantes responderam que preferem fazer home office ou ter horário mais flexível nos dias em que a seleção joga na Copa.
Segundo o levantamento feito com 1.877 profissionais, 70% responderam que preferem home office (trabalho remoto) ou terem horários mais flexíveis em dia de jogo. 18% responderam que não se importam com a Copa do Mundo.
Uma pesquisa feita pelo Empregos.com.br, feita com 5,8 mil trabalhadores, também apontou que os profissionais preferem jornadas mais flexíveis. 44% responderam que preferem ser dispensados mais cedo e 12% gostariam de usar o banco de horas ou tirar folga para assistirem aos jogos do Brasil.
Ainda de acordo com o levantamento, 44% dos trabalhadores preferem ficar na empresa durante os jogos. 22% responderam que gostariam de trabalhar normalmente e 22% preferem assistir aos jogos com os colegas na empresa.
Mesmo que seja um evento muito apreciado por boa parte dos brasileiros, os dias de jogo da Seleção Brasileira são dias normais de trabalho. Porém, pode haver negociação entre empresa e funcionários para que todos assistam aos jogos da seleção.
Trabalhadores podem folgar durante os jogos da seleção e compensar as horas que não foram trabalhadas em outro momento, garantindo desta forma um horário diferenciado. Outro método que pode ser adotado é das empresas fornecerem local adequado para que os colaboradores assistam aos jogos dentro do local de trabalho.
Em casos que não existir um acordo, caso o funcionário falte ao trabalho para assistir aos jogos, este dia pode ser descontado do salário no final do mês. Além disso, a empresa ainda pode aplicar uma advertência caso o profissional falte de forma injustificada.