Especialista dá dicas para quem deseja se realocar no mercado de trabalho
Victoria Batalha Publicado em 23/12/2022, às 09h59 - Atualizado às 10h07
Um novo ano irá se iniciar em breve e muita gente está buscando por novas oportunidades no mercado de trabalho. Seja por melhores salários, mudança de carreira ou por uma qualidade melhor de vida, buscando um equilíbrio entre profissional e vida pessoal.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a taxa de desocupação entre maio e junho de 2022 atingiu 9,1%, sendo o menor percentual desde dezembro de 2015. Essa diminuição é resultado também do aumento do emprego informal no Brasil.
Porém, esse número ainda é considerado algo, já que representa cerca de 9,9 milhões de cidadãos. Pensando nesse cenário, a CEO da Infojobs, Ana Paulo Prado, apresentou dicas para quem deseja fazer uma mudança na carreira e ter um currículo mais atrativo.
Pesquise sobre a empresa
Em uma entrevista de emprego, os candidatos que demonstram interesse e curiosidade pela empresa são sempre bem vistos pelos recrutadores, já que isso é um sinal de interesse e desejo em trabalhar. Então pesquise sobre os serviços que a empresa oferece, instituição e a oferta ao mercado.
Esteja preparado
É necessário que o candidato seja pontual e não chegue atrasado e se vista de maneira adequada para o momento. Além disso, a entrevista de emprego é uma conversa, então vá preparado para que a conversa ocorra de maneira ideal. Saiba quais são suas habilidades, explique bem suas experiências. Se ainda tiver dificuldade, pesquise sobre as perguntas que são mais feitas durante a entrevista.
Desenvolva habilidades comportamentais
De acordo com uma pesquisa feita pela Infojobs, 77,2% dos profissionais de RH acreditam que as habilidades técnicas e comportamentais possuem a mesma relevância. 20,3% responderam que acham que as habilidades comportamentais são importantes. Por essa razão, faça um exercício de autoconhecimento e reconheça suas habilidades, com flexibilidade, comunicação, etc.
Redes sociais
Atualmente é quase impossível conhecer alguém que não possua redes sociais. Invista em perfis em redes corporativas, como o LinkedIn e o mantenha atualizado, escrevendo suas experiências profissionais, cursos e certificados.