Trabalhar no exterior é o sonho de muitas pessoas, veja essas dicas de como conseguir um emprego fora do Brasil
Victoria Batalha Publicado em 06/12/2022, às 09h45 - Atualizado às 09h53
Trabalhar em outro país pode ser uma experiência única, não apenas por entrar em contato com outra cultura, mas também aprender um novo idioma e conviver com pessoas diferentes. Para quem tem interesse em trabalhar em um país estrangeiro, o JC Concursos separou dicas de como trabalhar fora do Brasil.
Currículo
Alguns países possuem formatos de currículo específicos, por isso antes de se candidatar para uma vaga no exterior, fique atento a essas diferenças. Por exemplo, o currículo usado no Canadá é diferente do que é usado na Austrália. Na Europa, o modelo mais comum é o Europass.
Além disso, é necessário que o seu currículo esteja atualizado e de acordo com a vaga. Faça investimentos em especializações, cursos e idiomas também. Fique atento também às vagas e ao seu LinkedIn, que é uma plataforma para se ter contato e conhecimento de vagas estrangeiras.
Documentação
Documentação é necessária, como vistos, passaporte e traduções. Pesquise sobre como conseguir cada um desses, por exemplo, alguns documentos vai ter a necessidade de fazer uma tradução juramentada, então já procure onde e como fazer.
Se o candidato conseguir uma vaga, a empresa enviará um documento de contratação, que tornará mais fácil a realização do visto.
Países que mais empregam
Alguns países contratam imigrantes mais facilmente, como Portugal, Irlanda, Alemanha, Espanha, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. Além disso, esses países possuem sistemas como Work&Study (Trabalhe e Estude) ou oportunidades como Au Pair, que são intercâmbios que facilitam a entrada e contratação futuramente.
Quem tiver interesse, deve ficar atento às vagas através de sites de recrutamento estrangeiros, como LinkedIn e Indeed.
Outra alternativa, é trabalhar em uma multinacional no Brasil e depois pedir transferência para alguma vaga no exterior. Lembrando sempre, que é importante investir no aprendizado de um segundo idioma, como inglês ou espanhol.