Em reunião com ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Shein informa que pretende fazer aportes que possibilitem a criação de 100 mil empregos no país
Douglas Terenciano Publicado em 20/04/2023, às 14h33 - Atualizado às 14h55
A plataforma ecommerce Shein se comprometeu a investir diretamente em fábricas no Brasil para produzir no país os mesmos produtos que comercializa em seu site. Com isso, o objetivo da empresa é nacionalizar 85% das mercadorias e fazer aportes que possibilitem a criação de 100 mil empregos no país. A informação inicial é da coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Além disso, a Shein se compromete a aderir a regras de conformidade e a seguir toda a legislação brasileira sobre comércio eletrônico, que veta a comercialização de produtos sem o pagamento dos impostos correspondentes.
Os dirigentes da Shein pediram o encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad depois que o governo ensaiou acabar com a isenção de impostos sobre a importação de produtos de até US$ 50.
Contudo, na última terça-feira (18), o ministro da Fazenda anunciou que o governo não pretende mais acabar com a isenção de Imposto de Importação. A medida havia sido proposta anteriormente como forma de combater a sonegação de sites internacionais que burlam regras para evitar o pagamento de impostos.
Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu o recuo em uma reunião no Palácio da Alvorada na segunda-feira (17) à noite, orientando a equipe econômica a buscar outras soluções para acabar com a sonegação.
Haddad explicou que o governo pretende aumentar a fiscalização e taxar empresas que fracionam encomendas e falsificam remetentes de pessoas físicas para obter isenção.
Digital tax - Além disso, no Twitter, o ministro da Fazenda voltou a comentar sobre o assunto e citou a 'digital tax'. "Queremos seguir o exemplo dos países desenvolvidos, adotando o que eles chamam de digital tax. Quando o consumidor comprar on-line ele estará desonerado de qualquer recolhimento, que terá sido feito pela empresa, sem repassar o custo para o consumidor", tuitou.
Já no Instagram, Fernando Haddad explicou a 'digital tax' para compras até US$ 50 e disse que empresas não vão repassar custo do imposto para consumidores, mas não há como garantir que isso vá ocorrer.
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