Saiba os países que oferecem vistos para nômades digitais

Nômades Digitais são profissionais que trabalham de qualquer lugar do mundo viajando e alguns países vem concedendo vistos para esses trabalhadores

Victoria Batalha   Publicado em 03/11/2022, às 11h53 - Atualizado às 12h00

Freepik

Alguns países oferecem vistos especiais para profissionais que se intitulam “nômades digitais” com o objetivo de reter talentos. Um dos exemplos é os Emirados Árabes Unidos, que desde de março do ano passado vem concedendo uma licença de residência por um ano para quem trabalha remotamente. O visto permite que pessoas trabalhem remotamente para empresas fora do país, dando a possibilidade de adquirir uma identidade de residente, ter acesso a grande parte dos serviços públicos, alugar acomodações legalmente e abrir uma conta bancária isenta de impostos de renda local.

Uma grande mudança para quem trabalha como nômade digital, que sentiam grandes inseguranças, já que tecnicamente não possuíam licença para trabalhar legalmente no país e nem possuíam um emprego local. Um ponto importante, é que os nômades digitais não estão livres de pagar impostos de seus países de origem, a maioria ainda paga para manterem suas cidadanias ou receberem alguns benefícios, como assistência médica.

De acordo com um relatório feito pelo Instituto de Políticas Migratórias, sediado nos Estados Unidos, 25 países e territórios já lançaram vistos para os nômades digitais. Países do Caribe, pequenas nações européias já adotaram a medida durante a pandemia. Agora países maiores como Itália, Brasil e Emirados Árabes Unidos também entraram na nova tendência.

Nômade digital: como funciona no Brasil

No Brasil é possível trabalhar como nômade digital legalmente, é concedido um visto temporário e a autorização de residência, tudo regulamentado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública desde setembro de 2021. O visto pode ser solicitado em qualquer consulado brasileiro no exterior, é preciso apresentar documentos como comprovação de condição de nômade digital e seguro saúde.

A comprovação pode ser feita através do contrato de trabalho ou da prestação de serviço que comprove o vínculo de trabalhador estrangeiro. Além disso, é preciso provar que é possível se sustentar financeiramente no Brasil. Até julho deste ano, o Ministério das Relações Exteriores já emitiu 100 vistos desse tipo.

O Brasil vê essa oportunidade como uma forma de atrair novos talentos para o país, além de que é uma maneira de injetar capital estrangeiros nas economias locais.