De acordo com uma pesquisa feita pelo LinkedIn, o número de vagas de trabalho remoto veem diminuindo nos últimos meses
Por causa da pandemia do Covid-19, o trabalho remoto se tornou a alternativa para ajudar a conter a contaminação do vírus. Porém, esse modelo de trabalho parece estar perdendo forças, pelo menos é o que mostra uma pesquisa realizada pelo LinkedIn e publicada pela Bloomberg.
Em setembro, 12% dos trabalhos que foram anunciados em sites do País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte e Inglaterra eram trabalhos remotos. Porém, em janeiro esse número era de 16%. Essa diminuição no número de empregos ofertados é um reflexo de um medo das empresas, que acreditam que o home office (trabalho remoto) diminui a produtividade. Segundo o LinkedIn, muitos profissionais estão sendo chamados para voltar ao escritório.
O LinkedIn ainda disse que de cada quatro chefes do Reino Unido, três estão preocupados com a desaceleração econômica, o que pode significar o retorno do trabalho flexível. Mas mesmo com a queda de empregos remotos ou híbridos, esses dois modelos são os mais populares entre os candidatos. 12% das vagas que foram anunciadas em setembro receberam 20% de candidaturas.
Mesmo com empresas temendo a diminuição da produtividade em trabalho remoto, numa pesquisa realizada pela Workspace Google em parceria com a IDC Brasil, a maioria dos 900 entrevistados disseram que sentem uma maior produtividade trabalhando de home office. Além disso, 67% dos entrevistados disseram que preferem trabalhar nesse modelo porque não precisam perder tempo se deslocando; 46% preferem porque podem passar mais tempo com a família; 31% gostam pelos horários mais flexíveis.
LEIA TAMBÉM
Outra pesquisa feita pela plataforma GeekHunter apontou que 78% dos profissionais de TI também preferem esse modelo. Dos 718 profissionais que foram entrevistados para esse levantamento, 66% disseram que sentiram um aumento na produtividade enquanto trabalham de home office. E 24,23% falaram que não sentiram diferença enquanto trabalham remotamente. Apenas 5,71% acharam que sentiram uma diminuição na produtividade.
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.