O Sisu é um sistema de seleção que usa a nota do Enem como critério de seleção para universidades públicas de todo o país
Douglas Terenciano Publicado em 04/06/2019, às 13h41
Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2019) do segundo semestre de 2019, com 59 mil vagas em diversos cursos de graduação de instituições de ensino, como universidades federais e estaduais, além de institutos educacionais. O prazo para candidaturas vai até o dia 7 de junho.
Somente podem participar os candidatos que fizeram a edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiram nota acima de zero na redação. Algumas instituições também exigem nota mínima nas provas objetivas.
O Sisu é um sistema de seleção que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para universidades públicas de todo o país.
O candidato poderá se inscrever no processo seletivo do SISU 2019 em até duas opções de curso. Vale destacar que também é preciso especificar a ordem de preferência, as opções de vagas em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.
Os interessados em participar do processo seletivo devem se cadastrar no site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) até o próximo dia 7 de junho. O resultado será divulgado no dia 10 de junho.
O resultado do Sisu poderá ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu (www.sisu.mec.gov.br), nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.
Já em relação a matricula, os candidatos selecionados pelo Sisu deverão verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula.
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma digital no ar desde janeiro de 2010 sendo desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e utilizada pelos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscreverem nas instituições de ensino superior que aderiram totalmente ou parcialmente, com uma certa porcentagem de suas vagas, à nota do Enem como forma de ingresso, em substituição ao vestibular.