Os profissionais selecionados poderão levar seus próprios grupos, utilizando toda estrutura oferecida pelo local, que fica a cerca de duas horas de distância da capital paulista
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 08/05/2020, às 09h17 - Atualizado às 09h37
O Legado das Águas, maior reserva de Mata Atlântica do país, segue com inscrições abertas para selecionar novos guias e condutores de ecoturismo de todo o Brasil, em especial do Vale do Ribeira e demais regiões do Estado de São Paulo. O processo seletivo será 100% on-line, mirando a retomada de suas atividades e, adaptando-se à nova rotina imposta pela pandemia. O prazo vai até o dia 10 de maio.
Os condutores e guias de ecoturismo que desejam operar na área do Legado das Águas devem ser brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, ter a idade mínima de 18 anos; certificado de Curso de Primeiros Socorros válido; cópia do certificado de curso de Guia ou Condutor de Turismo, emitidos por instituição de notável saber ou reconhecida pelo Legado das Águas; CNPJ de empresa ou Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI). Todas as demais informações referentes às operações de ecoturismo no Legado das Águas estão disponíveis no edital de inscrição.
O profissional inscrito terá sua credencial aprovada depois de análise da documentação enviada, a ser confirmada após o prazo final de inscrição. Para integrar os profissionais aprovados, haverá um treinamento gratuito, com orientações de operação na Reserva. Os guias selecionados também poderão atender, esporadicamente, a demanda do Legado das Águas no atendimento a clientes.
De acordo com assessoria de imprensa, o objetivo é que o processo esteja concluído quando a Reserva retomar as suas atividades. Dentro das medidas que foram adotadas no período da quarentena, o Legado está fechado para atividades ao público desde o final de março e será reaberto em data ainda a ser definida. Após esse período de isolamento, a busca de lazer em áreas naturais poderá aumentar. Assim, os guias encontram no processo uma oportunidade de trabalho, em meio a esse período que tem impactado especialmente o setor de turismo.
Os interessados têm até 10 de maio para se inscrever no site www.legadodasaguas.com/homologacaodeguias. Mais informações e detalhes sobre o processo podem ser obtidas pelo e-mail inscricao.condutores@legadodasaguas.com.br
Os profissionais selecionados poderão levar seus próprios grupos, utilizando toda estrutura oferecida pelo local, que fica a cerca de duas horas de distância da capital paulista. A iniciativa também visa a fortalecer a Mata Atlântica como destino de ecoturismo e fomentar a economia da região, com o fortalecimento da rede de turismo no Vale do Ribeira, onde o Legado das Águas está inserido.
O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local, com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.
Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.