MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Trabalhando em home office? Veja 5 dicas para manter a produtividade

De fato, a produtividade e foco nas tarefas estão entre os desafios da quarentena nesse cenário e muitos profissionais vivem o dilema de manter o foco nos projetos e ainda cuidar da mente

Dicas carreira
Dicas carreira - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 27/04/2020, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A pandemia do coronavírus transformou a rotina de milhares de profissionais e empresas que passaram a adotar o trabalho remoto como alternativa para manter as operações. De fato, a produtividade e foco nas tarefas estão entre os desafios da quarentena nesse cenário e muitos profissionais vivem o dilema de manter o foco nos projetos e ainda cuidar da mente. Pensando nisso, conversamos sobre o tema com especialistas da KingHost, empresa de soluções digitais, que está com sua equipe trabalhando em sistema de home office.

A KingHost preparou algumas dicas para tornar esse momento mais agradável e produtivo. Confira algumas orientações para ajudar profissionais e empresas que desejam realizar trabalho remoto com conteúdos, dicas e ferramentas para viabilizar esse processo e torná-lo mais acolhedor e produtivo.

1. Faça uma lista de atividades por priorização

Começar o dia lendo os emails e mensagens recebidas no dia anterior pode ser um primeiro passo para organizar as demandas antes de dar início às atividades. Entenda quais são mais urgentes e complexas e planeje seu dia de acordo com o tempo que você imagina para a conclusão de cada uma. Outro ponto importante é: não inclua mais tarefas do que é possível executar em um dia ou terá problemas em administrar seus horários, além disso, atividades pessoais menos urgentes podem ser realizadas nos horários que geralmente você estaria se deslocando para casa ou para a empresa.

2. Organize seus horários

Crie uma agenda, anote seus compromissos diários e respeite seu tempo. Uma questão importante para conseguir se adaptar é em relação aos momentos das refeições. Para quem mora sozinho, com os restaurantes oferecendo apenas serviços para entrega, a opção é separar um momento da manhã para encomendar o delivery ou montar um planejamento de refeições e prepará-las no dia anterior - ou até mesmo no final de semana. Dessa forma, o impacto no horário do seu expediente será menor. A organização dos horários irá ajudar na sua produtividade e no foco, sobretudo quando se trabalha com demandas diferentes, paralelas e time com várias pessoas.

3. Adapte seus hábitos

Para conseguirmos colocar em prática as dicas de produtividade é preciso adaptar alguns de nossos hábitos. Quem percorria um trajeto longo de casa até o trabalho, por exemplo, pode aproveitar esse período para investir em uma nova atividade ou até mesmo para meditar ou ler. Cada pessoa está sendo desafiada a adaptar a rotina, pensando na melhor forma de ter o mínimo de impacto possível na produtividade diária.

4. Evite distrações

Estabeleça algumas regras e cerimônias durante seu dia. No home office, as distrações são diferentes daquelas que estávamos acostumados no escritório da empresa. Se for necessário, mantenha o celular no silencioso e evite redes sociais por determinados momentos do dia nos quais é necessário ter um foco maior. Caso você precise participar de reuniões on-line, teste as ferramentas de videoconferência com antecedência, pois caso venha ter algum problema técnico, você terá tempo de resolver e não causará atrasos. Outra sugestão é manter suas questões pessoais nos horários em que não estiver trabalhando, assim fica mais fácil manter o foco nas atividades profissionais.

5. Alimentação, atividades físicas e sono

Pode parecer que esses três tópicos de nada tem a ver com dicas de produtividade para quem trabalha home office, mas são essenciais para conseguirmos manter nosso foco e atenção às atividades da nossa rotina. Especialistas em saúde física e mental aconselham a manutenção de exercícios físicos como forma de manter o corpo e mente saudável, alinhado com meditação e práticas mindfulness. A alimentação também entra como um pilar essencial nesse momento, com a ingestão de alimentos saudáveis e muita hidratação.

Contratação de jovens aprendizes aumenta

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.