Os setores que mais cresceram em 2022 foi motivado pela alta das commodities no mercado internacional
Victor Meira Publicado em 27/12/2022, às 10h41
Procurar emprego não é uma tarefa fácil para ninguém. Há muitos fatores que influenciam na busca de um novo trabalho, como as exigências profissionais, a situação macroeconômica e o desempenho atual do setor.
Pensando nisso, o JC Concursos fez um levantamento sobre os setores da economia que mais cresceram em 2022 para trabalhar em 2023 baseado no balanço de importação e exportação do governo federal.
+No Amazonas, setor de Serviços lidera contratações em 2022, seguido por indústria e comércio
Apesar do real ter se valorizado sobre o dólar em 2022, a balança comercial brasileira foi bem favorável entre os meses de janeiro a novembro, com uma alta de 22,4% em comparação com o mesmo período de 2021.
O motivo deste avanço foi a alta nos preços das commodities no mercado internacional. O Brasil é um grande exportador de commodities como soja, café, carne bovina e minério de ferro. Deste modo, as empresas que mais se beneficiaram deste crescimento foram o agronegócio e as mineradoras.
Além disso, com o maior controle dos casos de covid-19 e a retomada das atividades presenciais, o setor de serviços e comércio voltaram a ser destaques no mundo de trabalho. O setor de serviços foi um dos responsáveis pela menor taxa de desemprego desde 2015.
+Mondelez está com vagas abertas para estágio; CONFIRA
Por outro lado, a indústria de transformação nas exportações caiu. Ela representou 54% das exportações em 2022 (até novembro), era 57% em 2019, e 66% em 2016.
Inclusive, o tema foi alvo de críticas da equipe de transição do governo Lula. O relatório cita que houve um "desmonte da política nacional de exportações" que "impactou fortemente na redução da participação da indústria de transformação no total das exportações brasileiras".
+++Acompanhe as principais vagas de Emprego no JC Concursos
empregos vagas de emprego