MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

No Amazonas, setor de Serviços lidera contratações em 2022, seguido por indústria e comércio

A maioria das vagas criadas no Amazonas foram na capital do estado

Serviços foi o setor que mais contratou no Amazonas
Serviços foi o setor que mais contratou no Amazonas - Agência Brasil
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/12/2022, às 10h15 - Atualizado às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Entre janeiro e outubro de 2022, no estado do Amazonas, foram gerados 37,4 mil empregos com carteira assinada. É o que diz os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Os dados com informações dos dois últimos meses do ano ainda não foram divulgados. 

Em comparação com o mesmo período do ano passado, a geração de novos empregos foi mais positiva, com um aumento de 3 mil novas vagas. Em 2021 foram gerados 34.566 empregos, enquanto em 2022 esse número aumentou para 37.646 contratações.

De acordo com o Caged, o cenário positivo se deve porque este ano porque foi feito da seguinte forma: 208 mil admissões, 170 mil demissões. Ficando com um saldo positivo de  37 mil. Além disso, 32,8 mil novos empregos com carteira assinada foram gerados em Manaus/AM.

+++ Concurso Seduc AM: secretária confirma nova seleção para 2023

Setores que mais contrataram 

O setor de serviços foi o maior responsável pelas contratações, criando 22,3 mil novos postos. Em segundo lugar ficou o comércio com 6,7 mil e a indústria com 5,8 mil vagas. 

O setor primário gerou apenas 249 vagas, como acontece tradicionalmente. As outras áreas foram Agropecuária (249) e Construção (2.214). 

Os dados do Caged apenas consideram os profissionais que possuem carteira assinada, excluindo os trabalhadores informais. Desta forma, os resultados não podem ser comparados com os números de desempregados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foram coletados através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). 

O Caged coleta os seus dados por empresas e pelo setor privado com a carteira assinada. O Pnad utiliza a pesquisa domiciliar, abrangendo também o setor informal. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.